Atualizado às 9h06min
O Ibovespa futuro (INDG19 – contrato com vencimento para 13 de fevereiro) abriu em queda. No horário acima caía -0,73% aos 95.855 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
A queda ocorre em meio ao aumento da aversão ao risco em âmbito global com o Fundo Monetário Internacional revisando para baixo as perspectivas de crescimento da economia.
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,71% e o S&P 500 futuro -0,75% às 9h06min.
Petróleo Brent: -1,83% (US$ 61,58)
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -1,31% (526 iuanes/tonelada).
O Fórum Econômico Mundial começa nesta terça, 22, sua 39ª edição. O evento o reúne a elite política e econômica global para discutir a conjuntura mundial e estimular a cooperação entre governos e o setor privado. As perspectivas econômicas globais mais pessimistas, diante de sinais de desaceleração da atividade econômica, disputas comerciais e as tensas relações entre grandes potências, estarão na pauta dos debates.
Em sua primeira viagem internacional, o presidente Jair Bolsonaro apresentará em Davos – no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, uma série de temas que vão desde a abertura da economia, ao combate à corrupção, à preservação da democracia no Brasil e na América Latina. Bolsonaro discursará nesta terça-feira, 22, na abertura do fórum. Pelo horário local, o discurso é às 14h30min (11h30min pelo horário de Brasília).
O presidente deve aproveitar a oportunidade para demonstrar sua preocupação com o agravamento da crise na Venezuela, apresentar seu ponto de vista sobre globalização, tecnologia e inovação.
“Nós queremos mostrar, é nosso interesse especial, que o Brasil tomou medidas para que o mundo restabeleça confiança, que os negócios voltem a florescer entre o Brasil e o mundo, sem viés ideológico, que nós podemos ser um país bom para investimentos, e em especial para o agronegócio, nossas commodities mais caras. Queremos ampliar esse tipo de comércio. Por isso estamos aqui para mostrar que o Brasil mudou”, declarou aos jornalistas em vídeo disponível em sua conta no Twitter, postado após sua chegada na Suíça.
Ele estará acompanhado pelos ministros da Economia, Paulo Guedes; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
Nesta terça, 22, as Bolsas americanas voltam a operar após o feriado na segunda-feira. Por lá a paralisação do governo federal é um dos temas que está no radar do mercado.
A volta das operações em Wall Street deve melhorar a liquidez no Brasil. O pregão da véspera foi de volume baixo na B3.
TIM antecipa pagamento de JCP para 24 de janeiro
Magazine Luiza vai submeter à assembleia aquisição da Softbox
Eneva conclui estruturação do hedge cambial para Parnaíba V
Notícia do Carrefour, Ideiasnet, Petrobras, Magazine Luiz e da B2W
Conselho da Klabin retifica pagamento de JCP
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…