Ibovespa futuro abre em queda nesta terça-feira

22 de janeiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h06min

O Ibovespa futuro (INDG19 – contrato com vencimento para 13 de fevereiro) abriu em queda. No horário acima caía -0,73% aos 95.855 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

A queda ocorre em meio ao aumento da aversão ao risco em âmbito global com o Fundo Monetário Internacional revisando para baixo as perspectivas de crescimento da economia.

Futuros americanos em baixa

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,71% e o S&P 500 futuro -0,75% às 9h06min.

Petróleo

Petróleo Brent: -1,83% (US$ 61,58)

Minério na China fecha em queda

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -1,31% (526 iuanes/tonelada).

Começa o Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial começa nesta terça, 22, sua 39ª edição. O evento o reúne a elite política e econômica global para discutir a conjuntura mundial e estimular a cooperação entre governos e o setor privado. As perspectivas econômicas globais mais pessimistas, diante de sinais de desaceleração da atividade econômica, disputas comerciais e as tensas relações entre grandes potências, estarão na pauta dos debates.

Discurso de Bolsonaro em Davos

Em sua primeira viagem internacional, o presidente Jair Bolsonaro apresentará em Davos – no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, uma série de temas que vão desde a abertura da economia, ao combate à corrupção, à preservação da democracia no Brasil e na América Latina. Bolsonaro discursará nesta terça-feira, 22, na abertura do fórum. Pelo horário local, o discurso é às 14h30min (11h30min pelo horário de Brasília).

O presidente deve aproveitar a oportunidade para demonstrar sua preocupação com o agravamento da crise na Venezuela, apresentar seu ponto de vista sobre globalização, tecnologia e inovação.

“Nós queremos mostrar, é nosso interesse especial, que o Brasil tomou medidas para que o mundo restabeleça confiança, que os negócios voltem a florescer entre o Brasil e o mundo, sem viés ideológico, que nós podemos ser um país bom para investimentos, e em especial para o agronegócio, nossas commodities mais caras. Queremos ampliar esse tipo de comércio. Por isso estamos aqui para mostrar que o Brasil mudou”, declarou aos jornalistas em vídeo disponível em sua conta no Twitter, postado após sua chegada na Suíça.

Ele estará acompanhado pelos ministros da Economia, Paulo Guedes; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Wall Street volta do feriado

Nesta terça, 22, as Bolsas americanas voltam a operar após o feriado na segunda-feira. Por lá a paralisação do governo federal é um dos temas que está no radar do mercado.

A volta das operações em Wall Street deve melhorar a liquidez no Brasil. O pregão da véspera foi de volume baixo na B3.

Notícias

TIM antecipa pagamento de JCP para 24 de janeiro

Magazine Luiza vai submeter à assembleia aquisição da Softbox

Eneva conclui estruturação do hedge cambial para Parnaíba V

Notícia do Carrefour, Ideiasnet, Petrobras, Magazine Luiz e da B2W

Conselho da Klabin retifica pagamento de JCP