Ibovespa futuro abre em queda nesta quarta-feira

2 de janeiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h34min

O Ibovespa futuro (INDG19 – contrato com vencimento para 13 de fevereiro) abriu em queda mas reduziu as perdas em relação ao começo das negociações às 9h. Às 9h34min caía -0,21% aos 87.990 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

As principais Bolsas pelo mundo têm queda nesta quarta. Um dos motivos é a desaceleração da economia chinesa, que preocupa os investidores.

Petróleo

Petróleo Brent: -1,30% (US$ 53,09)

Minério na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -0,61% (490 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -1,47% e o S&P 500 futuro -1,48% às 9h09min.

Mercado na expectativa pelo governo Bolsonaro

Após a posse ontem, traders e investidores aguardam com expectativas as primeiras medidas que o governo de Jair Bolsonaro vai adotar na área econômica.

No radar estão as negociações envolvendo a Reforma da Previdência. O mercado espera que o novo presidente vai aproveitar o texto base do governo de Michel Temer, o que dá mais agilidade ao trâmite da reforma.

Bolsonaro dedicará boa parte da manhã à política externa

O presidente Jair Bolsonaro terá úm dia bastante intenso hoje (2), pois há compromissos começando às 9h e seguindo até o final da tarde. Inicialmente, ele vai se dedicar à política externa, com reuniões com presidentes, chanceleres e representantes de governos estrangeiro. Em dois momentos, ele participa de cerimônias de transmissão de cargo de cinco ministros.

Às 10h, Bolsonaro se reúne com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Em seguida, a conversa será com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois, ele se reúne com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, e o vice-presidente do Parlamento da China, Ji Bingxuan.

O presidente participa da cerimônia de transmissão do cargo dos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) e general Augusto Heleno (Segurança Institucional).

No final do dia, Bolsonaro também deve comparecer à solenidade de transmissão do cargo do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.

Desaquecimento da indústria chinesa

O Índice dos gerentes de compras (PMI na sigla em inglês) elaborado pelo grupo de mídia Caixin confirmou o desaquecimento da indústria na China. Caiu de 50,2 para 49,7.

O PMI oficial já havia mostrado uma queda, conforme dados divulgados no último dia 30 pelo Departamento Nacional de Estatísticas.

Acima de 50 indica expansão na atividade manufatureira, enquanto que abaixo de 50 mostra contração.

Outras notícias

Eletrobras adere a acordo de leniência da Odebrecht

Notícia da CPFL Energia, Minerva, BB, Biomm, BTG e outras empresas

Positivo compra 80% do capital da ACC Brasil

Omega anuncia acordo para a aquisição de complexo eólico na Bahia

Gol reajusta o preço de transferência de passagens e milhas para o Smiles

Conselho do Santander Brasil aprova dividendos e JCP

Petrobras reajusta o preço do diesel em 2,5%

Estudo gráfico

Confira o estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Brap4, Brml3, Ecor3, Eqtl3, Natu3, Bidi4 e outros papéis clicando aqui.