Ibovespa opera em alta na véspera do feriado
Atualizado às 11h06min
O Ibovespa operava em alta de +0,63% (75.561 pontos) no horário acima com a valorização dos papéis da Vale e da Petrobras. O mercado repercute a decisão da petroleira de implementar o mecanismo de hedge contra a variação do preço da gasolina e também a pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope.
Vale e siderúrgicas em alta com minério
A forte alta de +3,18% dos contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, impulsionava os papéis da Vale (VALE3) e das siderúrgicas.
Investidores repercutem decisão da Petrobras
A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta quinta, 6, que sua diretoria executiva aprovou o mecanismo de hedge complementar, visando dar flexibilidade adicional à gestão da política de preços da gasolina.
As ações preferenciais e ordinárias da petroleira tinham alta.
“A Petrobras entende ser importante implementar mecanismos que lhe permitam ter a opção de alterar a frequência dos reajustes diários do preço da gasolina no mercado interno, podendo até mantê-lo estável por curtos períodos de tempo, de até 15 dias, conciliando seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral”, informou a estatal.
Segundo a Petrobras, o mecanismo de hedge poderá ser aplicado em momentos de elevada volatilidade no mercado, de forma a conferir um resultado financeiro equivalente ao que seria obtido com a atual prática de reajustes diários, que continua também como opção da companhia.
Bolsonaro lidera, seguido por Marina e Ciro
Os investidores e traders repercutem neste último pregão da semana os resultados da mais recente pesquisa do Ibope, divulgada na noite de quarta, 5.
O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera com 22%. Na pesquisa anterior tinha 20%.
Marina Silva (Rede) manteve os 12% e está numericamente empatada com Ciro Gomes (PDT), que também teve 12%, ante os 9% da pesquisa anterior. O tucano Alckmin passou para 9%. Antes tinha 7%.
IPCA tem deflação
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto variou – 0,09%, abaixo do resultado de julho (0,33%). Foi a menor taxa para um mês de agosto desde 1998, quando o IPCA registrou -0,51%. O acumulado no ano ficou em 2,85%, acima do 1,62% registrado em igual período de 2017. O acumulado dos últimos doze meses ficou em 4,19%, abaixo dos 4,48% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2017, a taxa atingiu 0,19%.