O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu bombardear a Síria. A afirmação foi feita pelo Twitter nesta quarta-feira.
“A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis lançados contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque eles estão chegando, agradáveis, novos e “inteligentes”! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal que usa gás para matar o seu povo e gosta disso”, escreveu o presidente americano.
Os principais índices futuros americanos (Dow Jones futuro, Nasdaq futuro e o S&P 500 futuro) caíam mais de 1% nesta manhã.
Japão (Nikkei 225): -0,49%
China (Shanghai Comp.): +0,56%
Londres (FTSE 100): +0,22%
Alemanha (DAX): -0,96%
Petróleo WTI (EUA): +1,30% (US$ 66,38)
Petróleo Brent: +1,20% (US$ 71,89)
Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -0,67% (488 iuanes)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio decidiu aceitar nesta terça, 10, o pedido do Partido Ecológico Nacional (PEN) para suspender por cinco dias a ação na qual a legenda discute a legalidade da execução de condenações após o fim de recursos na segunda instância da Justiça.
A liminar para que o assunto fosse julgado foi solicitada, na semana passada, pelo próprio partido, mas a legenda destituiu nesta terça o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e contratou um novo advogado para atuar no processo. Diante da troca, o novo advogado pediu vista do processo e mais tempo para analisar o caso.
“Os novos advogados constituídos não têm conhecimento da totalidade da ação e nem da tramitação dos autos, tornando assim necessário tempo para que possam estudar o feito e analisar situações de questões de ordem, regimental e processuais”, argumenta a defesa.
Apesar de não estar pautada para ser julgada, o relator, ministro Marco Aurélio, afirmou que deveria pedir, nesta quarta-feira, 11, à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, para que a questão fosse julgada novamente.
A pretensão do ministro seria uma forma de pressionar a Corte a analisar o caso, sendo que Cármen Lúcia afirmou que uma nova análise seria “apequenar o STF”.
Por trás da decisão, está o temor político do partido de que o resultado do julgamento possa favorecer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ação foi proposta em 2016 e outro pedido de liminar foi rejeitado pela Corte. Na época, a Corte autorizou as prisões após o fim dos recursos na segunda instância.
Nesta manhã, Adilson Barroso, presidente do PEN, disse à Agência Brasil que buscará desistir de “tudo que for possível” na ação. “Não quero mais essa compreensão de que estamos salvando o Lula, porque nós somos de direita conservadora, e isso não faria sentido”, declarou.
Nos Estados Unidos o destaque é ata do Fomc (Comitê que decide os juros nos EUA), que poderá revelar pistas sobre o rumo da política monetária americana.
A divulgação ocorre às 15h desta quarta-feira, 11.
Em março, o Federal Reserve (o Banco Central americano) decidiu elevar a taxa de juros em sua primeira reunião sob o comando de Jerome Powell. Foi a primeira elevação em 2018.
O Fed indicou ao menos mais dois aumentos de juros em 2018.
Com Finance News e Agência Brasil
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…