A Cosan (CSAN3) informou nesta terça, 24, que a Raízen Combustíveis e sua subsidiária Raízen Argentina Holdings, ambas sociedades do Grupo Raízen de empresas, joint venture formada entre a Cosan e a Shell, assinaram contrato para aquisição do negócio de downstream (“DS”) da Shell na Argentina, por meio da aquisição de 100% das ações de emissão da Shell Compañía Argentina de Petróleo e da Energina Compañía Argentina de Petróleo, todas ações de titularidade da Shell Overseas Investments B.V. e da B. V. Dordtsche Petroleum Maatschappij.
As companhias adquiridas atuam na Argentina nos negócios de refino de petróleo, distribuição de combustíveis, operação de postos revendedores de combustíveis, entre outros.
O valor de aquisição totaliza US$ 950 milhões.
Após a Raízen assumir o negócio de DS na Argentina, as companhias adquiridas celebrarão diversos contratos com empresas do Grupo Shell, em condições de mercado, incluindo um acordo de suprimento para importação de hidrocarbonetos e a licença da marca Shell na Argentina.
A operação de DS da Shell na Argentina conta com uma refinaria, uma rede de 645 postos de combustíveis com venda de aproximadamente 6 bilhões de litros/ano, ocupando o segundo lugar no mercado com aproximadamente 20% de participação, entre outros ativos.
As companhias adquiridas registraram receitas líquidas de US$ 3,3 bilhões (proforma considerando os negócios adquiridos) no ano fiscal terminado em dezembro de 2017.
No Brasil, a Raízen combustíveis está presente em 68 aeroportos, 68 terminais de distribuição de combustíveis e distribui aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis por ano por meio de mais de 6.200 postos de combustíveis sob a marca Shell e aproximadamente 950 lojas de conveniência Shell Select no país.
“Esta transação representa uma oportunidade importante de crescimento para a Raízen, ampliando e replicando seu modelo de sucesso implementado no Brasil”, afirmou a Cosan em fato relevante.
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…
Publicado às 19h06 A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…