Joint venture entre a Cosan e a Shell faz aquisição na Argentina

24 de abril de 2018 Por Redação

Cosan2

 

A Cosan (CSAN3) informou nesta terça, 24, que a Raízen Combustíveis e sua subsidiária Raízen Argentina Holdings, ambas sociedades do Grupo Raízen de empresas, joint venture formada entre a Cosan e a Shell, assinaram contrato para aquisição do negócio de downstream (“DS”) da Shell na Argentina, por meio da aquisição de 100% das ações de emissão da Shell Compañía Argentina de Petróleo e da Energina Compañía Argentina de Petróleo, todas ações de titularidade da Shell Overseas Investments B.V. e da B. V. Dordtsche Petroleum Maatschappij.

As companhias adquiridas atuam na Argentina nos negócios de refino de petróleo, distribuição de combustíveis, operação de postos revendedores de combustíveis, entre outros.

O valor de aquisição totaliza US$ 950 milhões.

Após a Raízen assumir o negócio de DS na Argentina, as companhias adquiridas celebrarão diversos contratos com empresas do Grupo Shell, em condições de mercado, incluindo um acordo de suprimento para importação de hidrocarbonetos e a licença da marca Shell na Argentina.

A operação de DS da Shell na Argentina conta com uma refinaria, uma rede de 645 postos de combustíveis com venda de aproximadamente 6 bilhões de litros/ano, ocupando o segundo lugar no mercado com aproximadamente 20% de participação, entre outros ativos.

As companhias adquiridas registraram receitas líquidas de US$ 3,3 bilhões (proforma considerando os negócios adquiridos) no ano fiscal terminado em dezembro de 2017.

No Brasil, a Raízen combustíveis está presente em 68 aeroportos, 68 terminais de distribuição de combustíveis e distribui aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis por ano por meio de mais de 6.200 postos de combustíveis sob a marca Shell e aproximadamente 950 lojas de conveniência Shell Select no país.

“Esta transação representa uma oportunidade importante de crescimento para a Raízen, ampliando e replicando seu modelo de sucesso implementado no Brasil”, afirmou a Cosan em fato relevante.