Ibovespa futuro abre em alta nesta segunda

22 de janeiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h28min

O Ibovespa futuro (INDG18 – com vencimento para 14 de fevereiro) abriu em alta nesta segunda, 22. No horário acima subia 0,26%  aos 81 mil 685 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities mais importantes para o Brasil, o preço do barril de petróleo (WTI e Brent) operava perto da estabilidade. Já os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, subiram +0,65% (540,5 iuanes).

Mercado repercute paralisação nos EUA

O Senado americano deve votar ao meio-dia desta segunda (horário local) um projeto de lei de financiamento para fazer o governo voltar ao funcionamento temporariamente.

Na madrugada do último sábado, os senadores rejeitaram uma extensão provisória do orçamento federal.

A paralisação é uma grande derrota política para Trump e os investidores estarão de olho na capacidade do governo em lidar com a crise.

Mercado em ‘modo de espera’ por julgamento de Lula

O grande destaque desta semana é o julgamento do ex-presidente Lula. A decisão tem impacto direto na eleição presidencial, já que o ex-presidente é candidato.

Se condenado, Lula fica inelegível.

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, vai julgar o petista dia 24 de janeiro. Os desembargadores vão julgar a apelação da defesa de Lula contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP).

Em julho do ano passado, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Collor candidato e a nova ‘carta ao povo’ brasileiro de Lula

Muitos analistas afirmam que a eleição presidencial de 2018 terá semelhanças com a de 1989. O número de candidatos será grande, como foi a de 29 anos atrás. A outra semelhança são os nomes: naquela época Lula era candidato. As coincidências não param por aí. Em 2018, o agora senador Fernando Collor, prometer está novamente na disputa pelo Planalto. Collor confirmou que é pré-candidato pelo PTC.

O petista, que enfrenta esta semana um julgamento decisivo no TRF4, segunda instância da Justiça Federal em Porto Alegre, pretende lançar uma nova ‘carta ao povo brasileiro’. Em junho de 2002, a candidatura de Lula emitiu um documento para acalmar o mercado financeiro, que estava preocupado com a possibilidade de o petista vencer o pleito e abandonar os pilares econômicos que permitiram a estabilização da economia.

Temer diz que prefere Lula ‘derrotado politicamente’

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo o presidente Michel Temer afirmou que prefere Lula ‘derrotado politicamente’ do que ver o petista ‘vitimizado’ com o julgamento no TRF4.

Presidente do STF suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu, na madrugada de hoje (22), a posse da deputada Cristiane Brasil (PRB-RJ) como ministra do Trabalho. Ela analisou reclamação do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati), que contestou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizando a posse da deputada. A cerimônia estava prevista para esta segunda-feira de manhã.

Corporativo

Dividendo mensal do Itaú

O Itaú Unibanco informou nesta segunda, 22, que o pagamento do dividendo mensal relativo a fevereiro de 2018, no valor de R$ 0,015 por ação, será efetuado em 01.03.2018, sem retenção de imposto de renda na fonte, com base na posição acionária de 31.01.2018.

CCR estuda entrar em geração de energia

Segundo o site do Valor Econômico, a CCR (CCRO3) estuda entrar em mais uma área: a geração de energia. O grupo, que detém a concessão de estradas e metrô, é hoje um grande consumidor de eletricidade.

Leia também:

Embraer esclarece à CVM sobre avaliação da Boeing

Notícia da Prumo, EDP e outros destaques

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

Mercado eleva PIB para 2019