Ibovespa futuro abre em alta
Atualizado às 9h24min
O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) abriu em alta. No horário acima subia 0,62% aos 74 mil 280 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Os principais índices acionários da Europa têm alta e os futuros nos EUA sobem.
Com relação às commodities, o barril de petróleo WTI operava em leve alta. Os contratos futuros do minério de ferro na China tiveram queda de mais de 2%.
Na política esta segunda-feira, 11, é de certa apreensão no Planalto. O ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), voltou a ser preso na última sexta-feira na Penitenciária da Papuda, em Brasília, após o encontro de 51 milhões de reais que seriam seus. Há o temor de que, sob pressão, Geddel possa fazer uma delação premiada que complique a situação do governo do presidente Michel Temer.
No radar também está a delação do operador financeiro Lúcio Funaro. Ele afirmou que Temer recebeu propina de R$ 20 milhões.
Os investidores também estão de olho em uma possível nova denúncia contra o presidente Michel Temer pela Procuradoria-Geral da República. Analistas avaliam que essa denúncia terá impacto menor sobre o Planalto já que ocorre após a prisão do delator Joesley Batista.
Nesta semana, entre os destaques está a ata do Copom. O mercado espera que o Banco Central dê mais sinais sobre a trajetória da Selic após o mais recente corte na taxa.
O mercado também deve observar no dia 13 o segundo depoimento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro.
Na quinta-feira, 14, será divulgado o IBC-Br, índice considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.
Leia também
Mercado aumenta estimativa para PIB e reduz para inflação e Selic
Acordo da Petrobras, notícia da Cemig e outros destaques
Casa de Joesley, Miller e Saud são alvo da PF
Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Natu3, Mrfg3, e outros papéis