Acordo da Petrobras, notícia da Cemig e outros destaques

11 de setembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 7h35

Cemig

A Agência Reuters afirmou que o banco de investimentos Banco Clássico está em conversas avançadas para comprar a fatia que a Andrade Gutierrez detém na elétrica mineira Cemig (CMIG4). A AGC Energia, empresa que pertence à Andrade Gutierrez, informou no último dia 7 que está para negociar suas ações da Cemig em Bolsa de Valores e/ou mercado de balcão.

Petrobras e Shell assinam acordo de cooperação técnica

A Petrobras (PETR3, PETR4) e a Shell Exploration Company, subsidiária da Royal Dutch Shell, assinaram na Holanda um memorando de entendimentos para o estabelecimento de colaboração mútua de longo prazo, com foco operacional, em ativos nos quais as duas empresas atuam em parceria.

Segundo a petroleira brasileira, o objetivo principal do memorando é o compartilhamento de experiências e melhores práticas, visando redução de custos nas atividades de construção de poços, logística e segurança de aviação.

O documento foi assinado pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, e pelo CEO da Shell, Ben Van Beurden, durante visita de executivos da companhia brasileira às instalações da Shell na Holanda.

Como parte do acordo, será formado um comitê de representantes de ambas as empresas, visando avaliar conjuntamente atividades que permitam o desenvolvimento contínuo de processos operacionais.

Atualmente, Petrobras e Shell são parceiras em dez consórcios de exploração e produção, sendo cada uma operadora em 5 blocos.

Acordo celebrado entre Liquigás e Cade

A Petrobras informou também que a sua subsidiária integral Liquigás Distribuidora celebrou, em 6 de setembro, acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para suspender dois processos administrativos, que apuram formação de cartel no mercado de distribuição de Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) no Nordeste do país e no Distrito Federal e áreas adjacentes.

No acordo, denominado Termo de Compromisso de Cessação, a Liquigás colaborou para o esclarecimento do caso perante as autoridades competentes e assumiu o compromisso de pagar a quantia total de R$ 65,6 milhões ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. “Cabe destacar que a Liquigás vem implementando melhorias nos seus processos internos, como a criação de uma área de conformidade e a adoção do Programa de Compliance Concorrencial, com o objetivo de disseminar as boas práticas de mercado e fornecer orientações sobre a legislação antitruste”, destacou a estatal.

Rumo

A Rumo (RAIL3) comunicou nesta sexta, 8, que foi celebrado o distrato ao Acordo de Acionistas da Companhia, realizado em 30 de abril de 2014 entre a Cosan Infraestrutura (atualmente denominada Cosan Logística S.A.), Novo Rumo Logística (sociedade incorporada pela Cosan Logística S.A.), Cosan S.A. Indústria e Comércio, Cosan Limited e BNDES Participações, deixando, portanto, o acordo de acionistas de produzir efeitos a partir desta sexta.

GPC Participações

A GPC Participações (GPCP3) informou que, em cumprimento do aditivo ao Plano de Recuperação Judicial da companhia e de suas controladas Apolo Tubos e Equipamentos S.A. e GPC Química S.A., aprovado na Assembleia Geral de Credores realizada em 19 de outubro de 2016 e homologado pelo Juízo da 7ª Vara Empresarial da Capital do Estado do Rio de Janeiro em 16 de novembro de 2016, celebrou acordos comerciais para, cumpridas as condições pactuadas nos referidos instrumentos, vender áreas localizadas no terreno de sua propriedade, localizado na Av. Brasil, no Rio de Janeiro.