Ibovespa fecha em queda nesta quinta
Atualizado às 17h28
O Ibovespa fechou em queda de 0,53% aos 75 mil 604 pontos.
Os papéis da Vale fecharam em queda de 1,9% com o minério de ferro spot no porto de Qingdao, na China, desvalorizando mais de 5%.
Bradespar (BRAP4), holding que detém ações da Vale, também caiu: 2,7%.
CSN (CSNA3) e Eletrobras (ELET3) lideraram as perdas no índice Bovespa.
Os papéis ordinários (PETR3) e preferencias (PETR4) da Petrobras fecharam em queda de mais de 1%.
Banco do Brasil (BBAS3) esteve entre os maiores ganhos do Ibov após o JP Morgan elevar o preço-alvo do papel de 37 reais para 40 reais.
Fora do Ibovespa, destaque para os papéis da Gol (GOLL4) que saltaram 3,7%. O presidente da Delta, Glen Hauenstein, afirmou que poderá aumentar a participação na Gol.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa
Em âmbito internacional o mercado repercutiu a decisão da agência de classificação de risco S&P de rebaixar a China por causa da rápida acumulação de credito. O rating de longo prazo passou de AA- para A+.
Em âmbito doméstico o Banco Central revelou nesta quinta, 21, seu relatório de inflação. No documento o BC aumentou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto este ano de 0,5% para 0,7%.
O BC reduziu a previsão de inflação (IPCA) de 4% para 3,6% este ano.
Na política, o Planalto está em estado de atenção com a declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O parlamentar disse que aliados do governo não podem “ficar levando facada nas costas”.
Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1, a preocupação do Planalto é que a crítica ocorre no momento em que a Câmara deve receber a segunda denúncia contra Michel Temer.
Leia também:
Cemig confiante com ‘possibilidade’ de negociação
Azul encomenda cinco Airbus
Receita líquida da Randon aumenta
Braskem: ‘não existe, até o momento, estudo aprofundado sobre reestruturação acionária’