Japão (Nikkei 225): -0,29%
China (Shanghai Comp.): -0,38%
Londres (FTSE 100): -0,39%
Alemanha (DAX): -0,23%
Petróleo WTI (EUA): +1,01%
Petróleo Brent: +0,91%
Minério de ferro spot (62%, Qingdao, China): -3,3% (US$ 73,99 ton)
A produção industrial chinesa divulgada nesta quinta-feira, 14, veio pior que o esperado. O crescimento foi de 6% em agosto sobre o ano anterior. Analistas esperavam 6,6%.
As vendas no varejo, termômetro do consumo doméstico, cresceram 10,1%. O esperado eram 10,5%.
Já o investimento em ativos fixos, considerado importante motor do crescimento, cresceu 7,8% nos 8 primeiros meses de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, o ritmo mais fraco desde dezembro de 1999.
Os dados fracos da economia chinesa levam a forte queda de mais de 6% nos contratos futuros do minério de ferro na China. Isso impacta os papéis das mineradoras como a Vale. Os ADRs da gigante brasileira tem queda de 3% em Nova York.
Com relação ao Brasil, as atenções se voltam à política.
A Polícia Federal faz buscas na casa do ministro da agricultura, Blairo Maggi, em Brasília. Ele foi citado pelo ex-governador Silval Barbosa em um caso de corrupção.
Já o Supremo Tribunal Federal não concluiu nesta quarta-feira, 13, o julgamento o pedido da defesa de Michel Temer para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só apresente eventual denúncia contra o presidente depois que terminar a investigação sobre os novos áudios dos delatores do frigorífico JBS.
O julgamento será finalizado na próxima semana, quando Rodrigo Janot já tiver deixado o cargo. Segundo o jornal O Globo, isso não deve impedir que o o procurador-geral da República apresente denúncia contra Temer ao STF.
O líder do governo no Senado e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), disse que a apresentação de uma eventual nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer deverá ser rejeitada pela Câmara dos Deputados, assim como ocorreu na primeira denúncia apresentada contra o presidente.
Uma nova denúncia, mesmo que enfraquecida após a prisão de Joesley Batista, pode deixar o governo mais vulnerável para negociar a votação da reforma da Previdência.
O relatório da reforma foi aprovado em comissão especial da Câmara e aguarda votação em plenário. A previsão é outubro.
Diante da dificuldade do governo para obter os votos necessários à aprovação, algumas lideranças da base chegaram a sugerir que os temas mais polêmicos fossem votados posteriormente.
Publicado às 13h53 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras,…
Publicado às 13h35 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…
Publicado às 13h09 A Porto (PSSA3) informou nesta sexta-feira, 22, que, em continuidade…
Publicado às 11h10 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras, o…
Publicado às 9h51 A JBS (JBSS3) assinou na quinta-feira, 21, um memorando de…
Publicado às 9h10 Atualizado às 9h57 Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDZ24…