Ibovespa futuro abre perto da estabilidade
Atualizado às 9h032min
O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) abriu perto da estabilidade. No horário acima caía 0,05% aos 72 mil 170 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Com relação às commodities, o petróleo (WTI) tinha queda (-0,6%) e o minério de ferro spot em Qingdao, na China, caiu 0,3%.
Na agenda do mercado nesta quarta-feira, 30, está a divulgação do IGP-M de agosto, que apresentou leve alta.
Foi divulgado há pouco o resultado do Produto Interno Bruto dos EUA. O PIB americano cresceu 3% no 2° trimestre deste ano.
No radar dos investidores nesta quarta está o prazo cada vez mais apertado para aprovação da nova meta fiscal. Previsto por lei para ser enviado ao Congresso Nacional até quinta-feira (31), o Orçamento Geral da União para 2018 será elaborado com a meta original de déficit primário de R$ 129 bilhões, caso o Congresso não aprove a mudança da meta ainda esta semana.
Segundo a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, o governo pode enviar uma proposta com os parâmetros originais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e fazer os ajustes assim que os parlamentares aprovarem a nova meta de déficit de R$ 159 bilhões para o próximo ano.
Ainda na política, segundo o jornal Valor Econômico, a Procuradoria-Geral da República decidiu reunir em uma só denúncia as acusações de obstrução de justiça e organização criminosa contra o presidente Michel Temer. Ainda de acordo com o jornal, as acusações deverão ser encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal após o feriado da Independência.
Leia também:
Índice que reajusta o aluguel acelera em agosto
Notícia da Rossi, BRF, Ser Educacional e outros destaques
Petrobras esclarece sobre Oferta Inicial da BR Distribuidora