Ibovespa futuro abre em alta nesta quinta

31 de agosto de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h26min

O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) abriu em alta. No horário acima subia 0,67% aos 71 mil 900 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities, o minério de ferro spot na China (Qingdao) teve alta de mais de 3%. O petróleo ((WTI) tinha leve alta.

No radar do mercado está a decisão do Congresso Nacional que aprovou na madrugada desta quinta, 31, o texto-base, mas não concluiu a votação do projeto que revisa as metas fiscais de 2017 e de 2018 para um déficit de R$ 159 bilhões. O texto principal que previa alteração nos déficits fiscais dos dois anos chegou a ser aprovado, mas como a sessão se prolongou pela madrugada, o quórum mínimo necessário para prosseguimento da votação, que analisava cinco destaques, não foi alcançado.

O mercado repercute também o fato de o presidente Michel Temer ganhar mais tempo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, de devolver nesta quarta, 30, para a Procuradoria-Geral da República o pedido de homologação da delação premiada do empresário Lúcio Funaro. Fachin pediu que ajustes sejam feitos no acordo.

Funaro citou nos depoimentos nomes de pessoas com foro privilegiado, entre os quais o do presidente Michel Temer.

Ele é testemunha-chave em processos que envolvem o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e os ex-ministros Henrique Eduardo Alves e Geddel Vieira Lima.

Ainda na esfera política, o plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta, 30, a votação dos destaques à Medida Provisória 777/2017, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), nova taxa de juros do BNDES.

Já a votação de pontos da reforma política constantes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, dentre outras mudanças acaba com as coligações partidárias e cria a chamada cláusula de desempenho, deverá ocorrer na próxima semana. Segundo a relatora da proposta, deputada Shéridan (PSDB-RR), foi fechado hoje um acordo para que a votação seja realizada na próxima terça-feira (5).

O presidente Michel Temer desembarcou na manhã desta quinta-feira, 31, por volta das 9h50 (22h50 de quarta-feira no horário de Brasília) em Pequim onde terá reuniões com o presidente Xi Jinping e investidores chineses, antes de participar da 9ª Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre 3 e 5 de setembro na cidade chinesa de Xiamen.

Leia também:

Dividendos da Hering, combustível mais caro e outros destaques

Alpargatas adere a acordo de leniência

Qualicorp sobre ADI: ‘verdadeira aventura’

TCU condena Gabrielli e Cerveró em processo sobre compra de Pasadena