Atenção para os horários da Bolsa
A partir desta segunda-feira, dia 13, a Bolsa de Valores de São Paulo vai operar das 10h às 17h. O after-market será entre 17h30 e 18h.
NO SETOR CORPORATIVO
Cemig
Segundo a agência de notícias Reuters, a Cemig (CMIG4) planeja vender participação em duas unidades: Cemig GT (geração e transmissão) e Cemig D (distribuição). Após a venda, o objetivo seria listá-las na Bolsa de São Paulo e Nova York por meio de uma IPO (oferta pública).
A informação é atribuída a uma fonte que pediu anonimato. Os recursos seriam usados para reduzir a dívida da Cemig.
Oi
De acordo com o jornal Valor Econômico, um dos principais acionistas da Oi (OIBR4), o empresário Nelson Tanure está alugando ações da operadora. O objetivo seria reforçar sua participação no capital da tele, o que em tese aumenta seu poder de fogo na assembleia geral de acionistas marcada para 28 de abril.
Saraiva
Segundo o blog “Coluna do Broad” no jornal Estado de S. Paulo, uma briga familiar na Saraiva (SLED4) estaria impondo um ritmo lento às conversas para uma fusão com a livraria Cultura.
Ainda de acordo com o blog, outra briga na Saraiva é com a gestora coreana GWI, minoritário que já reduziu substancialmente sua posição na empresa.
Rumo
A partir desta segunda-feira, 13 de março, serão iniciados os negócios com as ações ordinárias de emissão da Rumo S.A. sob o código RAIL3 e nome do pregão RUMO S.A.
Até então o ticker era Rumo3.
A mudança se deve à conclusão da operação de incorporação da Rumo Logística pela Rumo S.A., aprovada na Assembleia Geral Extraordinária realizada em dezembro.
A Rumo é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina.
NA POLÍTICA
Na política, a tensão continua em Brasília os investidores devem ficar atentos a:
– possível divulgação das delações dos executivos da Odebrecht com o fim do sigilo desse conteúdo.
– possível entrega ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, dos pedidos de inquéritos contra deputados, senadores e ministros acusados de receber propina.
– Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil retorna ao trabalho nesta segunda-feira depois de afastado por problemas de saúde. Ele deve se reunir com Temer para decidir se falará sobre acusações de José Yunes. O amigo e ex-assessor de Temer disse que serviu de ‘mula’ de Eliseu.
NA AGENDA DO MERCADO
Nesta semana os investidores devem ficar atentos a:
Segunda-feira
– discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi (10h30).
– dados da produção industrial na China (23h).
Quarta-feira
– Fomc (Comitê que decide a taxa de juros nos EUA) anuncia a decisão sobre os juros americanos. A expectativa do mercado é de aumento de 25 pontos-base (15h).
Às 15h30 ocorre a declaração da presidente do banco central dos EUA, Janet Yellen. Ela deve falar sobre as novas projeções para economia americana.
BOLSAS PELO MUNDO (8h02min)
Japão (Nikkei 225): +0,15%
China (Xangai Comp.): +0,76%
Londres (FTSE 100): +0,16%
Alemanha (DAX) : +0,11%
Petróleo WTI (EUA): -0,82%
Petróleo Brent: -0,62%
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…