Novo horário da Bovespa, tensão em Brasília e outros destaques

13 de março de 2017 Por Redação

 

Atenção para os horários da Bolsa

A partir desta segunda-feira, dia 13, a Bolsa de Valores de São Paulo vai operar das 10h às 17h. O after-market será entre 17h30 e 18h.

 

NO SETOR CORPORATIVO

Cemig

Segundo a agência de notícias Reuters, a Cemig (CMIG4) planeja vender participação em duas unidades: Cemig GT (geração e transmissão) e Cemig D (distribuição). Após a venda, o objetivo seria listá-las na Bolsa de São Paulo e Nova York por meio de uma IPO (oferta pública).

A informação é atribuída a uma fonte que pediu anonimato. Os recursos seriam usados para reduzir a dívida da Cemig.

 

Oi

De acordo com o jornal Valor Econômico, um dos principais acionistas da Oi (OIBR4), o empresário Nelson Tanure está alugando ações da operadora. O objetivo seria reforçar sua participação no capital da tele, o que em tese aumenta seu poder de fogo na assembleia geral de acionistas marcada para 28 de abril.

Saraiva

Segundo o blog “Coluna do Broad” no jornal Estado de S. Paulo, uma briga familiar na Saraiva (SLED4) estaria impondo um ritmo lento às conversas para uma fusão com a livraria Cultura.

Ainda de acordo com o blog, outra briga na Saraiva é com a gestora coreana GWI, minoritário que já reduziu substancialmente sua posição na empresa.

Rumo

A partir desta segunda-feira, 13 de março, serão iniciados os negócios com as ações ordinárias de emissão da Rumo S.A. sob o código RAIL3 e nome do pregão RUMO S.A.

Até então o ticker era Rumo3.

A mudança se deve à conclusão da operação de incorporação da Rumo Logística pela Rumo S.A., aprovada na Assembleia Geral Extraordinária realizada em dezembro.

A Rumo é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina.

 

NA POLÍTICA

Na política, a tensão continua em Brasília os investidores devem ficar atentos a:

– possível divulgação das delações dos executivos da Odebrecht com o fim do sigilo desse conteúdo.

– possível entrega ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, dos pedidos de inquéritos contra deputados, senadores e ministros acusados de receber propina.

– Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil retorna ao trabalho nesta segunda-feira depois de afastado por problemas de saúde. Ele deve se reunir com Temer para decidir se falará sobre acusações de José Yunes. O amigo e ex-assessor de Temer disse que serviu de ‘mula’ de Eliseu.

 

NA AGENDA DO MERCADO

Nesta semana os investidores devem ficar atentos a:

Segunda-feira

– discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi (10h30).

– dados da produção industrial na China (23h).

Quarta-feira

– Fomc (Comitê que decide a taxa de juros nos EUA) anuncia a decisão sobre os juros americanos. A expectativa do mercado é de aumento de 25 pontos-base (15h).

Às 15h30 ocorre a declaração da presidente do banco central dos EUA, Janet Yellen. Ela deve falar sobre as novas projeções para economia americana.

 

BOLSAS PELO MUNDO (8h02min)

Japão (Nikkei 225): +0,15%

China (Xangai Comp.): +0,76%

Londres (FTSE 100): +0,16%

Alemanha (DAX) : +0,11%

Petróleo WTI (EUA): -0,82%

Petróleo Brent: -0,62%