Ibovespa futuro cai -8% nesta segunda-feira
Atualizado às 9h53min
O Ibovespa futuro (INDZ19 – contrato com vencimento para 18 de dezembro) abriu em forte queda. No horário acima caía -8,14% aos 89.945 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
A informação de que a Arábia Saudita planeja aumentar a produção para acima de 10 milhões de barris diários e que anunciou descontos de 20% no preço do petróleo para abril leva o preço do petróleo a afundar mais de 20% na maior queda diária desde 1991, na Guerra do Golfo.
A Arábia Saudita produz 9,7 milhões de barris diários, mas tem capacidade é de 12,5 milhões.
Na sexta-feira o petróleo já teve forte queda após o encontro da Opep+ (que reúne a Rússia e os países da Opep) ser encerrado sem um acordo para um corte na produção global.
Os investidores, traders e analistas ficam de olho nesta segunda-feira, 9, no impacto que a forte desvalorização vai causar nas ações da Petrobras (PETR3, PETR4). Na sexta, as duas classes de ações da estatal despencaram mais de 9%.
Os ADRs da Petrobras afundam mais de 16% nesta segunda em Nova York.
A aversão ao risco voltou a ganhar força com a guerra nos preços do petróleo desencadeada pela Arábia Saudita. As Bolsas na Europa operam em forte queda.
Na Ásia, os principais índices fecharam em baixa acentuada. Nos EUA, os futuros americanos indicam abertura no negativo.