Ibovespa futuro abre em alta nesta segunda-feira
Atualizado às 9h49min
O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em alta. No horário acima subia +0,42% aos 96.405 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Bolsas e petróleo
Os principais índices acionários da China tiveram alta nesta segunda-feira depois de derreterem na última sexta.
O presidente do banco central chinês prometeu mais apoio para a economia.
Na Europa as principais Bolsas têm alta em meio a semana decisiva para o Brexit, como passou a ser chamada a saída do Reino Unido da União Europeia.
Petróleo Brent: +0,67% (US$ 66,18)
Minério de ferro
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em queda de -3,08% (598 iuanes/tonelada).
Futuros americanos: queda da Boeing pressiona Dow Jones
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,75% e o S&P 500 futuro em leve alta de +0,12% às 9h04min.
Os futuros do Dow Jones Industrial caem acentuadamente nesta segunda-feira em meio a preocupações com as ações da Boeing. A Ethiopian Airlines anunciou que suspendeu o uso do 737 MAX 8 em seus voos após o acidente que matou 157 pessoas no domingo.
O órgão que supervisiona a aviação na China ordenou que todas as companhias aéreas do país suspendam os voos locais com o modelo Boeing 737 MAX 8.
Animação do mercado com Guedes continua?
Na tarde da última sexta-feira o ministro da Economia Paulo Guedes animou o Mercado ao indicar em entrevista à Agência Estado que 160 deputados apoiam publicamente a reforma da Previdência e outros 100 já indicaram voto a favor do texto proposto pelo governo. Nesse sentido faltariam 48 votos para a Reforma passar na Câmara.
CCJ no radar
Os investidores continuam de olho na reforma da Previdência. O mercado monitora a instalação na próxima quarta, 13, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes disso, os investidores estão de olho nos nomes de quem vai estar na relatoria e na presidência da comissão.
O projeto proposto pelo governo passará primeiro pela CCJ da Câmara, que analisará se o texto fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito do texto. Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade do texto, será criada uma comissão especial formada por deputados para discutir o mérito da proposta.
Noticiário agitado da Petrobras
A Petrobras agitou o noticiário corporativo no fim de semana. A companhia aprovou seu plano de resiliência em que afirma a intenção de cortar US$ 8,1 bilhões de seus custos operacionais no período de 2019 a 2023. A petroleira planeja reduções nas despesas com funcionários e com menores gastos em propaganda e escritórios.
Outra notícia foi que a agência Fitch elevou a nota de crédito stand-alone da Petrobras. A estatal também assinou acordo para cessão de direitos do campo de Maromba na Bacia de Campos.
Estudo gráfico
Se ainda não viu, clique aqui e confira o estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Btow3, Cyre3, Estc3, Krot3, Irbr3, Rapt4, Prio3, Mglu3, Rent3, Csna3, Usim5, Bbdc4.
Outras notícias
Azul assina acordo para adquirir nova empresa com ativos da Avianca Brasil
Braskem diz não poder garantir que será capaz de arquivar o Formulário 20-F 2017 em tempo hábil
Atenção: novo horário da B3
Vale lembrar que com o começo do horário de verão nos Estados Unidos, o pregão na Bolsa de São Paulo (a B3) vai funcionar partir de segunda-feira, 11 de março, das 10 horas até às 17 horas.
O after market será das 17h30 às 18 horas. Até a última sexta, 8, o pregão regular encerrava às 18h.
Empresas que divulgam resultado nesta segunda
A Petro Rio, a Iochpe Maxion, a JSL e a MDias, divulgam balanço nesta segunda após o pregão.