Ibovespa futuro aumenta ganhos à espera da reforma da Previdência

20 de fevereiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h41min

O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em alta. No horário acima subia +0,76% aos 98.950 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos estáveis

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em -0,10% e o S&P 500 futuro -0,07% às 9h05min.

Mercado espera detalhes da reforma

O presidente Jair Bolsonaro vai pessoalmente ao Congresso às 9h30 desta quarta, para entregar o projeto de reforma da Previdência à Câmara dos Deputados. Ele estará acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes. Todos os outros ministros também foram convocados.

O mercado aguarda com expectativa os detalhes do texto. E isso vai impactar o pregão desta quarta.

Entrevista coletiva

Após a entrega do projeto no Congresso, técnicos do Ministério da Economia vão conceder uma entrevista coletiva para explicar detalhes do projeto.

O que se sabe até agora

O presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica do governo decidiram que a proposta de reforma da Previdência fixará uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres, com um período de transição de 12 anos.

O tempo de transição desejado pelos economistas era de dez anos, Bolsonaro queria 20 anos de transição. No final, o consenso ficou em 12 anos.

Petróleo

Petróleo Brent: -0,75% (US$ 65,95)

Minério na China em queda

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em queda de -1,98 (619,50 iuanes/tonelada).

Articulador experiente

O Planalto escolheu um experiente articulador para ser seu líder no Senado. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) foi escolhido pelo presidente Bolsonaro para ser líder do governo.

Bezerra Coelho ocupou a mesma função entre agosto e dezembro do ano passado, durante os últimos meses do governo de Michel Temer. A indicação sinaliza uma aproximação do governo com o MDB, que tem 13 senadores e é a maior bancada do senado.

Bezerra Coelho também foi ministro da Integração Nacional no governo de Dilma Rousseff (PT).

A indicação tinha o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ambos do DEM.

Notícias

Via Varejo tem prejuízo de 279 milhões no 4T18

Lucro Líquido contábil da Telefônica Brasil aumenta 93% em 2018

Lucro da Engie no 4T18 sobe 1,5%. Em 2018 subiu 15,5%

Weg vai pagar dividendos complementares

Lucro líquido da Tim avança 107,3% em 2018

Empresas que divulgam balanço hoje:

Pão de Açúcar, Weg e Ultrapar divulgam resultado após o pregão.