Queda de Wall Street atinge Ibovespa, que fecha em baixa
Atualizado às 18h29min
O Ibovespa operava em alta até que uma notícia da política americana levou o índice para o negativo. O presidente americano Donald Trump rejeitou um acordo para evitar uma paralisia da administração federal americana. A notícia fez os principais índices de ações caírem com força em Wall Street e impactou o Ibovespa, que fechou em baixa de -0,47% aos 85.269 pontos. Na máxima do pregão o índice chegou aos 86.583 pontos.
Trump rejeitou um compromisso orçamentário no Senado porque o texto não contempla o financiamento de um muro na fronteira com o México como quer o republicano.
Isso aumenta as chances de uma paralisação do governo às véspera do Natal.
Vale fecha em leve queda
Os papéis da Vale (VALE3) viraram para queda e fecharam em baixa mesmo com os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subindo +1,74% (496,50 iuanes/tonelada).
Petróleo desaba: Gol sobe e Petrobras cai
O preço do barril de petróleo Brent afundou -4% em meio a temores de uma desaceleração da economia global, puxada por China e EUA.
Com isso, os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4) fecharam em queda.
Já as ações da Gol (GOLL4) subiram. A queda do petróleo impacta o preço do querosene de aviação.
Também esteve no radar dos investidores, a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, de suspender efeitos de decreto que define regras de governança para cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás pela Petrobras.
Segundo analistas, na prática, a decisão pode prejudicar o processo de venda de áreas de petróleo e gás em exploração e produção. Além disso, pode fazer com que desinvestimentos da petroleira possam ser questionados judicialmente.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa