Petrobras e CNPC definem modelo de negócios para parceria estratégica
A Petrobras informou nesta terça, 16, que assinou, hoje, com a China National Oil and Gas Exploration and Development Company (“CNODC”), subsidiária da CNPC, um Acordo Integrado de Modelo de Negócios, avançando na Parceria Estratégica, divulgada ao mercado em 04/07/2018.
Segundo o acordo serão desenvolvidos estudos de viabilidade para avaliação técnica do estado atual do Comperj, planejamento do escopo e investimentos necessários para conclusão da refinaria e avaliação econômica. Os estudos serão conduzidos por um time de especialistas de ambas as empresas e consultores externos. Uma vez quantificados os custos e benefícios do negócio, pretende-se formar uma Joint Venture (JV), que será responsável pela conclusão do projeto e pela operação da refinaria, com 80% de participação da Petrobras e 20% da CNPC.
O acordo também define a participação de 20% da CNPC no cluster de Marlim (concessões de Marlim, Voador, Marlim Sul e Marlim Leste), ficando a Petrobras com 80% de participação e se mantendo como operadora. O petróleo Marlim tem características perfeitamente adequadas ao processamento na refinaria do Comperj, que foi projetada para óleos pesados e com alta conversão.
“Este é um passo importante no desenvolvimento da Parceria Estratégica entre as companhias e sua efetiva implementação dependerá da conclusão dos estudos de viabilidade, com a respectiva decisão de investimento pelas partes no Comperj, bem como do sucesso das negociações dos acordos finais”, destacou a Petrobras.
Desde 2013, a Petrobras e a CNPC são parceiras na área de Libra, primeiro contrato pelo regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos. Em 2017, o consórcio formado pela Petrobras (operadora, com 40% de participação), CNPC (com 20%) e BP (com 40%) adquiriu o Bloco de Peroba, um dos mais disputados do leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A parceria estratégica fortalecerá os laços entre as empresas e contribuirá para o aprofundamento da Parceria Estratégica Global entre o Brasil e a China, ambos membros do grupo BRICS. A parceria também faz parte de um programa mais amplo da Petrobras para a revitalização de seu parque de refino e logística do Leste. No segmento de exploração & produção, o foco da parceria será a otimização do projeto de revitalização do campo de Marlim e demais projetos relacionados aos campos de Marlim Sul e Marlim Leste, visando otimizar os resultados desses campos maduros.