Ibovespa futuro em leve alta após PIB dos EUA

27 de setembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h42min

O Ibovespa futuro (INDV18 – contrato com vencimento para 17 de outubro) operava, no horário acima, em leve alta de +0,25% aos 78.915 pontos.

PIB dos EUA

O Produto Interno Bruto dos EUA no segundo trimestre subiu a uma taxa anualizada de 4,2%. A informação foi divulgada pelo Departamento de Comércio nesta quinta-feira.

O crescimento do segundo trimestre foi liderado pelos gastos do consumidor, as exportações e os gastos do governo federal e estadual.

Petróleo

Petróleo Brent: +0,78% (US$ 81,42)

Futuros do minério de ferro

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -0,80% (498 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha alta de +0,07% e o S&P futuro +0,11%.

Gráfico do Ibovespa

Analistas gráficos ouvidos pelo Finance News afirmam que o índice tem duas resistências imediatas ao preço: 79.450 pontos e depois em 80 mil pontos. O suporte de preço é 78.400 e depois na faixa de 77.900.

Fed deixa mercado em dúvida

Os investidores devem continuar repercutindo nesta quinta, 26, a mensagem não muito clara do Federal Reserve (banco central dos EUA) sobre sua política monetária.

O Fed retirou a expressão “permanece acomodatícia” que há muito tempo constava em seus comunicados.

A remoção dessa frase passou a ideia de que o Fed poderia até mesmo parar em algum momento para avaliar o efeito de suas ações na economia, o que seria positivo para as Bolsas.

Mas depois, durante uma coletiva de imprensa, o presidente do BC americano, Jerome Powell, afirmou que essa alteração não significa mudança na política monetária, o que levou as Bolsas americanas a fechar no negativo.

O Fed elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. É o terceiro aumento deste ano. A instituição prevê mais um aumento da taxa até dezembro e mais três em 2019.

A taxa agora está em um intervalo de 2% a 2,25%, marcando o nível mais alto em uma década.