Queda da Vale pressiona Ibovespa
Atualizado às 13h05min
O Ibovespa abriu em queda, virou para alta e no horário acima voltava ao negativo sob pressão das ações da Vale (VALE3), que tinham baixa. O Ibovespa caía -0,32 aos 78 mil 985 pontos às 13h05min.
Nos Estados Unidos, o Dow Jones e o S&P 500 viraram para queda. A desvalorização do Dow Jones só não é maior por causa da forte alta das ações da Apple.
O dia é de certa cautela nos mercados globais com a volta das tensões entre os Estados Unidos e a China.
Alguns assessores da Casa Branca pressionaram para que as tarifas contra o gigante asiático aumentassem acentuadamente. A China prometeu retaliar se os EUA intensificarem a aplicação de tarifas.
Petróleo em queda
O preço do barril de petróleo tipo Brent caía 1,8%. Com isso, os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) operavam em queda.
Preocupações com o aumento da oferta da commoditie voltaram à tona. Na véspera o American Petroleum Institute informou que os estoques de petróleo subiram 5,6 milhões de barris na semana passada. Os analistas esperavam uma queda de 2,8 milhões.
Vale em baixa com minério
Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -2,66% (475 iuanes/tonelada). Com isso, as ações da Vale (VALE3) e das siderúrgicas estavam entre as maiores quedas do Ibovespa.
Smiles cai após resultado
A Smiles (SMLS3) tinha baixa de mais de 3% após divulgar que teve queda de 20,7% no lucro líquido.
Selic no radar
Neste dia 1° de agosto, às 18h, será divulgada a taxa Selic. O mercado espera que permaneça em 6,5% ao ano.
Juros nos EUA são destaque
Também nesta quarta, o Comitê que decide os juros nos Estados Unidos vai divulgar as taxas de juros por lá. Esse dado é importante. Se houver aumento no ritmo de elevação dos juros americanos, as Bolsas podem ser impactadas negativamente.
A decisão ocorre depois de o presidente Donald Trump ter elevado as críticas contra a subida dos juros.
Em sua última reunião, em junho, o Fed, elevou a taxa de juros dos EUA pela segunda vez no ano, de 1,5% a 1,75% ao ano para 1,75% a 2%.
Analistas esperam que o Federal Reserve, o Banco Central americano, mantenha as taxas desta vez, embora a instituição ainda deva fazer mais dois novos aumentos este ano.
Após o pregão: Ultrapar divulga balanço
A Ultrapar (UGPA3) divulga o resultado trimestral nesta quarta, 1° de agosto.
O lucro líquido da companhia caiu 79% no primeiro trimestre de 2018, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para R$ 73 milhões.
Em 2018, os papéis da Ultrapar já caíram -43%.