Ibovespa futuro opera em queda nesta terça-feira
Atualizado às 9h27min
O Ibovespa futuro (INDQ18 – contrato com vencimento para 15 de agosto) abriu em queda. No horário acima caía -0,22% aos 71 mil 830 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Petróleo e minério
O preço do barril de petróleo (WTI e Brent) tinha alta.
Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -0,54% (462,50 iuanes/tonelada)
Wall Street
O Dow Jones futuro e o S&P 500 futuro têm leve queda nesta terça-feira.
Ata do Copom
Por conta das incertezas relacionadas à economia brasileira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) optou por não sinalizar os seus próximos passos. Na última semana, o comitê decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,5% ao ano.
“Em termos de sinalização futura, todos concordaram que o maior nível de incerteza da atual conjuntura recomenda se abster de fornecer indicações sobre os próximos passos da política monetária”, diz a ata da reunião, divulgada hoje (26) pelo Banco Central, em Brasília.
Tensão com possível guerra econômica no radar
O mercado continua monitorando um possível aumento da tensão entre Estados Unidos e China.
Na véspera, o medo de uma guerra comercial derrubou as Bolsas em Wall Street.
O motivo foi que, pelo Twitter, o presidente, americano Donald Trump, afirmou que “os Estados Unidos estão insistindo que todos os países que colocaram barreiras e tarifas artificiais de comércio em mercadorias que entram em seu país, removam as barreiras e tarifas ou serão recebidos com mais do que reciprocidade pelos EUA”.
Os investidores também acompanham às 11h os dados de confiança do consumidor americano do Conference Board.
No mesmo horário, o Fed de Richmond publica seus números para a indústria.