Ibovespa sobe impulsionado por ações da Petrobras e Bancos
Atualizado às 10h48min
O Ibovespa abriu em alta nesta terça-feira. No horário acima subia 2,2% aos 77 mil 016 pontos.
O índice era impulsionado pelas ações da Petrobras. As ordinárias (PETR3) e as preferenciais (PETR4) subiam mais de 8%.
A alta ocorre depois das ações terem afundado quase 40% desde o começo da greve dos caminhoneiros.
A Petrobras convocou uma teleconferência para analistas e investidores. Será às 14h desta terça.
O presidente da estatal, Pedro Parente, vai responder às críticas feitas à direção após a empresa ceder aos caminhoneiros na questão do diesel. Parente deverá esclarecer também sobre as especulações sobre sua saída do cargo.
O que também ajudava os papéis a subir é a alta do barril de petróleo tipo Brent, que se valorizava mais de 1%.
Os papéis dos grandes bancos também subiam e ajudavam o Ibovespa. O setor tem peso de 25% na carteira teórica do índice.
Os papéis da Suzano caíam mais de 1%. A agência Bloomberg informou que o recente recuo nos preços dos mercados emergentes pode levar a companhia a levantar menos recursos com títulos globais. Em março a companhia divulgou que poderia emitir 6,9 bilhões de dólar em eurobônus para pagar um empréstimo de três anos para a compra da Fibria (FIBR3).
Dólar
O dólar tinha alta de +0,27% e era cotado em R$ 3,74%. A alta ocorre mesmo após o Banco Central (BC) continuar com os leilões adicionais de dólares no mercado futuro para tentar conter a alta da moeda norte-americana. A autoridade monetária faz ofertas extras de 15 mil contratos por dia nesta terça e quarta-feira (30).
O BC também anunciou que, a partir de sexta-feira (1º), rolará (renovará) integralmente os cerca de 175,2 mil contratos que venceriam em 2 de julho. De acordo com a autoridade monetária, os montantes podem ser revistos dependendo da conjuntura econômica.