Agenda: atas do Fomc e do Copom são destaques
O mercado vai estar de olho nesta semana em dois eventos: na divulgação da ata do comitê que decide os juros nos Estados Unidos e também na ata do Copom, que decide sobre o rumo da Selic no Brasil.
A apresentação da ata do Fomc nos Estados Unidos ocorre na quarta-feira, 23. A expectativa é que o documento traga mais detalhes sobre se haverá 3 ou 4 aumentos na taxa de juros americana.
No Brasil, a ata do Copom, a ser divulgada na terça 22, deve trazer mais detalhes sobre a surpreendente decisão de interromper a sequência de cortes na Selic e manter a taxa em 6,50% ao ano em meio a alta do dólar.
Também está no radar do mercado a pesquisa registrada na Justiça Eleitoral pelo Instituto Ipsos que vai medir a aprovação e o grau de conhecimento de João Doria e Geraldo Alckmin, entre outros presidenciáveis e pessoas que sequer são filiadas a partidos políticos, como os ministros do Supremo Gilmar Mendes e Cármen Lúcia e o juiz Sergio Moro.
A divulgação está prevista para terça-feira, 22. Desde março o ex-prefeito de São Paulo não aparecia em levantamentos eleitorais por causa da indicação dele para a sucessão estadual.
Segunda-feira, 21
– 8h25min – Brasil – relatório Focus
– EUA – Reunião da Opep – horário a definir
Terça, 22
– 8h – ata do Copom
– 21h30 – Japão – PMI industrial
Quarta, 23
– 4h30min – PMI – Alemanha
– 9h15min – IPCA – 15 (maio)
– 10h45min – EUA – PMI industrial
– 15h – EUA – Ata da reunião do Fomc
Quinta, 24
– 10h30min – Brasil – transações correntes/invest. estrangeiro direto (abril)
Sexta, 25
– 5h30min – Reino Unido – PIB trimestral