Ibovespa futuro abre em queda nesta sexta
Atualizado às 9h43min
O Ibovespa futuro (INDG18 – com vencimento para 14 de fevereiro) abriu em queda. Desde a abertura, às 9h, o índice vem reduzindo a perdas. No horário acima caía -0,24% aos 79 mil 600 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Com relação às commodities o preço do barril de Petróleo (WTI e Brent) tinha leve queda nesta sexta. Já os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em queda de -2,07% (544 iuanes).
Empresas devem ser rebaixadas
Sempre que uma agência de classificação de risco rebaixa a nota de um país, também é feita na sequência a revisão das notas das grandes companhias.
Por isso, analistas esperam agora o rebaixamento em série de empresas e bancos.
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou ontem o Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento nesta quinta-feira. A perspectiva é “estável”.
O rebaixamento já era esperado, mesmo assim o mercado monitora de perto nesta sexta como os investidores vão reagir na Bolsa de Valores.
O lado positivo de uma notícia negativa
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse a interlocutores que o rebaixamento tem um aspecto positivo: vai aumentar a pressão sobre os deputados para votar a favor da reforma da Previdência em fevereiro.
Na China exportações e importações aumentam
Administração Geral das Alfândegas informou que as exportações e importações da China aumentaram 10,9% por cento em relação ao ano anterior. Esse dado veio acima da expectativa dos analistas que esperavam aumento de 9,1%.
Em novembro o resultado foi de 12,3%.
Já o saldo da balança comercial chinesa, em dezembro, ficou superavitária em 54,69 bilhões de dólares.