Ibovespa futuro abre em queda nesta quinta
Atualizado às 9h28min
O Ibovespa futuro (INDZ17 – com vencimento para 13 de dezembro) abriu em queda. No horário acima caía 0,76% aos 76 mil 845 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Os futuros do minério de ferro e do aço na China caíram nesta quinta, 19. Essas commodities foram pressionadas pelas preocupações com uma demanda mais fraca. O minério de ferro na bolsa de Dalian caiu 3,4% a 444 iuanes (67 dólares) a tonelada.
O preço do barril de petróleo também opera em baixa.
Nas bolsas, o dia é de queda nos principais índices da Europa com o aumento da aversão ao risco após o governo Espanhol dizer que poderá revogar a autonomia da Catalunha.
Na Ásia, o mercado acionário chinês fechou no negativo depois de um crescimento econômico ligeiramente mais lento no terceiro trimestre e as vendas fracas de imóveis aumentarem as especulações de que a economia vai desacelerar mais.
O Escritório Nacional de Estatísticas divulgou que o PIB da China teve expansão de 6,8% no 3° trimestre deste ano. O crescimento acumulado nos 9 primeiros meses de 2017 foi de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2016. A produção industrial do gigante asiático cresceu 6,6% em setembro em relação ao ano anterior, mais rápido do que o esperado.
Na política, uma vitória do Planalto. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, 18, por 39 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.
Agora cabe ao plenário dar a palavra final se arquiva ou não a denúncia. A previsão é que a votação ocorra na próxima quarta-feira, 25.
Leia também
Produção trimestral da Vale atinge recorde
Petrobras obtém decisão favorável do Carf
JSL faz contrato para aquisição da Borgato