Copel (CPLE6) anuncia descruzamento de ativos com a Eletrobras (ELET3)

12 de dezembro de 2024 Por Redação

 

Publicado às 21h40

 

A Copel (CPLE6) divulgou nesta quinta-feira, 12, que sua subsidiária integral Copel Geração e Transmissão (Copel GeT) celebrou contrato com Eletrobras (ELET3) e sua subsidiária integral Eletrobras CGT Eletrosul. Por meio do contrato foi acordado que a Copel GeT receberá a totalidade dos 49% da participação da Eletrobras na Usina Hidrelétrica Mauá e a totalidade dos 49,9% da Eletrobras na transmissora Mata de Santa Genebra (MSG), passando a Copel GeT a deter 100% dos respectivos ativos e consolidá-los integralmente em seu balanço.

Pelo contrato, a Copel GeT transferirá para a Eletrobras a Usina Hidrelétrica Colíder. A Copel GeT também pagará R$ 365 milhões à Eletrobras em caixa no fechamento da operação, sujeita a mecanismos de ajustes de preço usuais de mercado. A Operação tem como data-base 31 de dezembro de 2023, o que inclui a transferência do caixa e dos financiamentos dos 3 ativos. 

A Copel destacou que busca continuamente otimizar o seu portfólio e faz avaliações periódicas de oportunidades de reciclar ativos e participações. “A operação em questão trará benefícios imediatos à Copel, gerando ganhos de sinergia pela simplificação da estrutura operacional e administrativa, até então compartilhada, bem como permitirá à Copel compensar, imediatamente após o closing, aproximadamente R$ 170 milhões de prejuízos fiscais contabilizados referentes à impairment de Colíder”, afirmou a companhia.

Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (fatos relevantes, comunicados) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/DqNfHb5FttDAiaKeAxgMYR ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T