Fitch rebaixa rating nacional da JSL (JSLG3)

28 de agosto de 2024 Por Redação

 

Publicado às 21h03

 

A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta quarta-feira, 28, os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da JSL (JSLG3) em ‘BB’. 

Ao mesmo tempo, a agência rebaixou o Rating Nacional de Longo Prazo da companhia e de suas debêntures seniores sem garantias para ‘AA+(bra)’, de ‘AAA(bra)’. 

A perspectiva dos ratings corporativos foi revisada para “negativa”, de “estável”. 

A Fitch equaliza os ratings da JSL aos de sua controladora, Simpar (SIMH3). 

A perspectiva “negativa” reflete a alavancagem financeira consolidada da Simpar, que está consistentemente acima do esperado e não condiz com os ratings atuais, afirmou a Fitch. 

“A alavancagem mais alta por mais tempo – resultante de maiores investimentos e menor retorno sobre o capital investido – também prejudicou a capacidade de o grupo converter Ebitda em fluxo de caixa”, explicou a agência.

Em base individual, a Fitch destaca que a JSL apresenta um forte perfil de negócios, resultante de sua robusta escala, diversificada carteira de serviços e resiliente lucratividade. 

“A alavancagem financeira consolidada da JSL deve continuar moderada, apesar da expectativa de fluxos de caixa livres (FCFs) negativos, à medida que melhora a geração de Ebitda”, afirmou a Fitch.