Vale (VALE3) esclarece notícia sobre sua inclusão, pelo governo federal, em ‘lista suja’ do trabalho escravo’ 

7 de junho de 2024 Por Redação

Publicado às 9h17

 

A Vale (VALE3) divulgou nesta sexta-feira, 7, que tomou conhecimento tomou conhecimento da sua inclusão no Cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego, conhecido como “lista suja”.

O portal UOL divulgou uma matéria intitulada ‘Vale é incluída pelo governo federal na ‘lista suja’ do trabalho escravo’.

A mineradora explicou que, conforme indicado no Formulário de Referência, em fevereiro de 2015, a empresa Ouro Verde Locações e Serviços, que prestava serviços de transporte de produtos acabados para Vale em Minas Gerais, teve seus locais de trabalho, ambos de propriedade da Vale, inspecionados pelo Ministério. Após referida inspeção, o Ministério apontou o descumprimento de diversas obrigações trabalhistas. 

“Ao tomar conhecimento dos apontamentos, a Vale acompanhou todas as medidas corretivas e, posteriormente, rescindiu o contrato com a empresa transportadora”, explicou a mineradora em um comunicado nesta sexta-feira. 

A Vale afirmou ainda que sua inclusão é “incorreta, à luz da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) publicada em 9 de maio de 2024 que reconheceu a impossibilidade de manutenção dos autos de infração lavrados durante a fiscalização do Ministério do Trabalho em 2015”. 

Em virtude dessa decisão, explicou a mineradora, a ação deve retornar ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais que deverá proferir uma nova decisão sobre a nulidade das autuações.

A Vale disse que adotará as providências devidas para a sua imediata exclusão do Cadastro. 

“A Vale ressalta que adota medidas rigorosas para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e o respeito aos direitos humanos em todas as suas operações e cadeia produtiva”, declarou a companhia. 

Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/DTpSS7bSUop4FFt9plx2FP ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T 

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/GdFaX9ASTLJ5OLp0V9kPAM

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx