Nova Farmais aposta em linha própria e mira futuro IPO
Publicado às 18h30
Prestes a atingir um faturamento anual de R$ 1 bilhão, meta que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede de farmácias Farmais passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. A empresa, que em 2022 registrou uma receita de R$ 870 milhões, lançou uma linha de produtos de marca própria, está apresentando um novo e-commerce, abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações e projeta em breve chegar a 500 unidades, a partir de novas franquias e da conversão de bandeira de lojas independentes.
Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. Hoje, a Farmais conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo. Uma de suas metas para um futuro próximo é a abertura de um IPO. “Estamos nos organizando para isso”, afirma o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998.
Para o novo negócio, os franqueados – e agora gestores – não trouxeram nada da antiga gestão, começando o trabalho do zero, no escritório da Avenida Paulista. O trabalho realizado até o momento incluiu a remodelação visual da marca e do layout interno e externo das lojas, mais moderno e adaptado ao mercado pós-pandemia e a um consumidor cada vez mais exigente. “Só compramos sete letras (o nome Farmais) e sem nenhuma caneta”, brinca Kunimi.
No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados – serão 50 novas lojas até o fim do ano – e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade da Farmais é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil. O segundo modelo tem sido o foco da franquia. “Queremos atrair investidores com experiência no setor. Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, diz o CEO.
Marketplace de medicamentos
Um dos trunfos da nova Farmais é uma verdadeira virada omnichannel, assinalada em duas etapas. A primeira foi em 2022, com o lançamento do e-commerce próprio, espécie de farmácia virtual que cresceu tanto que precisou trocar de plataforma, segundo Kunimi. A próxima será a sua transformação em um marketplace de medicamentos.
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a nova plataforma integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente, além de permitir que todos os franqueados da rede possam vender para o consumidor final e, assim, aumentarem sua rentabilidade e melhorarem a gestão dos negócios.
“Além de diminuir os custos, facilita a compra na indústria. Em farmácia não existe modelo igual, e estamos apostando muito nisso”, destaca o CEO, que diz que a rede vai investir mais em capacitação e ferramentas de gestão, para a Farmais e seus franqueados entrarem definitivamente na “era digital”.
O novo marketplace da Farmais terá um papel decisivo para fomentar os planos de expansão. “Nossa plataforma vai ajudar e muito as farmácias independentes, que não têm condições de fazer investimentos. Acreditamos muito nisso”, afirma Kunimi.
Aposta em regiões populares
O presidente da empresa diz que o mercado de farmácias é desafiador em razão da alta concorrência e das margens apertadas. Em média, as lojas da Farmais têm 8,5% de lucro líquido sobre a receita. A depender da região, a margem líquida da rede pode cair para menos de 5% e, nesses casos, há dificuldade de expansão, uma vez que os franqueados acabam por não abrir mais lojas. Enquanto em outras áreas, essa margem pode subir até 10%, o que favorece aberturas com os mesmos franqueados. “Encontramos barreiras, mas com a entrada de novas lojas e franqueados, estamos conseguindo. Os próprios franqueados estão montando novas lojas”, diz Kunimi.
Um dos trunfos da Farmais na estratégia de aumentar a rentabilidade das lojas é o investimento na linha de produtos de marca própria. A Etterna começou com 45 produtos no portfólio e já representa um incremento de mais de R$ 1 milhão por mês no faturamento das unidades. A expectativa é chegar a 100 produtos até o ano que vem, incluindo vitaminas, cremes para massagem, florais e cosméticos.