Minerva (Beef3) compra frigorífico
Em fato relevante enviado ao mercado nesta segunda-feira, a Minerva (BEEF3) afirmou que o seu Conselho de Administração aprovou a compra a das ações da Frisa Frigorífico Rio Doce S.A..
A Frisa é um dos principais produtores de carne bovina do Brasil, com unidades frigoríficas localizadas em Colatina (estado do Espírito Santo e capacidade de abate de 500 cabeças/dia), Nanuque (estado de Minas Gerais e capacidade de abate de 800 cabeças/dia) e Teixeira de Freitas (estado da Bahia e capacidade de abate de 400 cabeças/dia), e Centro de Distribuição e escritório na cidade de Niterói (estado do Rio de Janeiro).
De acordo com a Minerva, em 2015, a Frisa teve receita líquida de R$ 942 milhões e EBITDA aproximado de R$ 43 milhões. As exportações representam cerca de 33% (trinta e três por cento) das vendas totais.
Ainda segundo a companhia, a aquisição da Frisa “se constitui numa excelente oportunidade estratégica e representa mais um passo na consolidação do setor no Brasil e na América do Sul. Suas unidades são complementares às operações industriais da Minerva, adicionando dois estados em que a companhia não possuía planta de abate (ES e BA), ampliando assim a diversificação geográfica”.
Na área comercial, a operação de distribuição de mercado doméstico da Frisa, concentrada nos estados de ES, BA e RJ, também é complementar a atuação da Minerva “em linha com a estratégia de expansão da distribuição no mercado doméstico, com foco em pequeno e médio varejo, e food service”, ressalta.
No fato relevante, a Minerva destaca também que algumas fábricas da Frisa são certificadas para exportação, inclusive para China e Estados Unidos.
Depois da conclusão da transação, a Minerva terá uma capacidade total de abate de aproximadamente 19 mil cabeças/dia, distribuídas em nove Estados no Brasil e no Uruguai, Paraguai e Colômbia.