Confirmado: UBS compra Credit Suisse; Banco Nacional da Suíça fornece assistência de liquidez

19 de março de 2023 Por Redação

 

Publicado às 16h27

Atualizado às 16h58 com valor da operação

 

 

O UBS, cujo ticker do BDR na B3 é UBSG34, confirmou na tarde deste domingo, 19, a aquisição do Credit Suisse (BDR: C1SU34). O valor da operação é de 3,2 bilhões de dólares.

A informação havia sido divulgada mais cedo por agências de notícias.

Essa aquisição foi possível com o apoio do governo federal suíço, a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA) e o Banco Nacional da Suíça (SNB).

“Com a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, foi encontrada uma solução para garantir a segurança financeira, estabilidade e proteger a economia suíça nesta situação excepcional”, afirmou em um comunicado o Banco Nacional da Suíça.

Com base na Portaria de Emergência do Conselho Federal, o Credit Suisse e o UBS podem obter um empréstimo de assistência de liquidez com status de credor privilegiado em caso de falência. O valor total é de até 100 bilhões de francos, o equivalente a 108 bilhões de dólares.

Além disso, e com base na Portaria de Emergência do Conselho Federal, o SNB pode conceder ao Credit Suisse um empréstimo de assistência de liquidez de até 100 bilhões de francos. 

Segundo o SNB, a provisão substancial de liquidez garantirá que ambos os bancos tenham acesso aos recursos necessários de liquidez. 

“Ao fornecer assistência de liquidez substancial, o SNB está cumprindo seu mandato de contribuir para a estabilidade do sistema financeiro, e continua a trabalhar em estreita colaboração com o

governo federal e FINMA para este fim”, destacou o comunicado.

As ações do Credit Suisse tiveram uma semana de forte volatilidade e grandes perdas. A instituição enfrentava uma crise que se arrastava há vários meses.

O caso levou o mercado a temer uma crise sistêmica envolvendo os bancos europeus e ocorre após a quebra do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, nos Estados Unidos, o que elevou ainda mais a aversão ao risco nos últimos dias.

O “Financial Times” havia informado que o UBS Group estava disposto a pagar até 1 bilhão de dólares pelo Credit Suisse. Diante da recusa do banco suíço, elevou a proposta para 2 bilhões de dólares.

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/BDbKPn6hSpK6MrojOEG0cL

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx