Vale e Nippon Steel assinam Memorando de Entendimento para desenvolver soluções de descarbonização 

26 de abril de 2022 Por Redação

Produção da Vale (Foto: reprodução)

 

Publicado às 8h46

 

A Vale (VALE3) e a Nippon Steel Corporation assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para buscar soluções siderúrgicas com foco no processo de produção carbono neutro de aço.

A informação foi divulgada nesta terça-feira, 26, em um comunicado. 

A Vale e a Nippon Steel pretendem estudar e explorar em conjunto soluções de uso de metálicos como direct reduced iron (DRI) e o ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored; e uso de briquetes verdes da Vale no processo de fabricação de ferro e outros produtos de menor pegada de carbono, como pelotas.

“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração sustentável”, destacou a mineradora brasileira. 

Sobre a Nippon Steel 

A Nippon Steel é a maior produtora integrada de aço do Japão e uma das principais do mundo. Além de suas seis siderúrgicas no Japão, a Nippon Steel fabrica uma ampla gama de produtos de aço de valor agregado em mais de 15 países, identificando seus pontos fortes em três áreas estratégicas de negócios: produtos de aço de alta qualidade para automóveis; recursos e energia; e engenharia civil, construção e ferrovias. 

A Nippon Steel realiza pesquisa e desenvolvimento em três grandes centros e seis laboratórios em siderúrgicas, todos no Japão.

Vale conclui a venda de seus ativos de carvão

A Vale informou na segunda, 25, que concluiu a venda da mina de carvão Moatize e do Corredor Logístico Nacala (CLN) à Vulcan Resources, após a conclusão de todas as condições precedentes, conforme comunicado ao mercado de 21 de dezembro de 2021.

A informação foi divulgada nesta segunda, 25, após o fechamento do mercado.

“A Vale deu mais um passo em linha com a sua estratégia de focar em seus negócios core e em seu objetivo de se tornar líder na mineração de baixo carbono. Agradecemos aos governos de Moçambique e Malawi pelo apoio e parceria durante os últimos 15 anos. Também estendo minha sincera gratidão aos nossos funcionários e stakeholders que nos ajudaram a trazer desenvolvimento local e construir um grande legado para estes dois países”, disse Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A