Vale a pena investir na Qualicorp agora? Veja a análise de dois bancos
Publicado às 15h
Uma das líderes no mercado brasileiro de planos de saúde, as ações Qualicorp (QUAL3) tinham valorização de +5% às 14h50 desta sexta-feira, embora acumulem queda de 40% em 12 meses.
Veja abaixo a avaliação de duas instituições financeiras para a companhia.
Safra
Para o Safra, a retenção de clientes permanece um desafio para Qualicorp.
A avaliação é que a companhia reportou resultados fracos no quarto trimestre de 2021, uma vez que a taxa de churn (taxa de clientes cancelados) permaneceu excessivamente alta e as margens foram pressionadas pelos crescentes esforços comerciais e provisão para devedores duvidosos.
“Apesar de uma melhora sequencial na taxa de churn, o índice permaneceu acima da média devido aos fortes aumentos sequenciais de preços em 2021”, escrevem os analistas em relatório, destacando que a Qualicorp precisa manter fortes adições brutas enquanto reduz significativamente sua taxa de churn para um crescimento mais rápido da receita e conduzir um melhor desempenho de estoque.
Entre os pontos positivos para quem pensa em investir na empresa, o Safra destaca a digitalização e o foco da gestão no crescimento (que podem dar frutos); e o foco da administração em maior eficiência.
Entre os riscos para a companhia, o banco cita uma queda acentuada em seu portfólio, e não acelerar o crescimento ou ter que investir muito (opex ou capex) para isso.
O Safra tem classificação “neutra” para a ação QUAL3 e preço-alvo de R$ 26.
BTG
Já o BTG Pactual destaca em relatório que embora o valuation atual possa parecer atraente (13x lucros em 2022), permanece “neutro” devido à falta de um ponto de inflexão claro no curto prazo.
A avaliação do time de analistas é que a Qualicorp publicou resultados fracos no quarto trimestre, ficando um pouco abaixo de suas expectativas.
A instituição financeira explica que o resultado foi prejudicado pelo alto churn, baixo crescimento da receita e LPA pressionado por despesas financeiras líquidas mais altas e depreciação.
“A Qualicorp continua a cumprir sua meta comercial de 40 a 45 mil adições brutas por mês (executando 44 mil por mês organicamente no quarto trimestre). No entanto, como nos últimos trimestres, a força de vendas foi compensada por uma enorme rotatividade (-158 mil vidas vs. -81 mil um ano atrás), gerando adições líquidas fracas de 8 mil no trimestre, ou -27 mil organicamente”, escreve o time de analistas.
A recomendação é “neutra” e o preço-alvo é de R$ 18.
O BTG destaca que os principais riscos são um estrito marco regulatório e suas possíveis mudanças. Além disso, um cenário competitivo ainda desconhecido pode se traduzir em competição mais acirrada no longo prazo.
Importante:
O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/JQZbmaiIQvw3etWp42uaVE
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A