Páginas e programas sobre investimentos com linguagem acessível fazem sucesso pelo mundo todo
Páginas e programas sobre investimentos com linguagem acessível fazem sucesso pelo mundo todo
A chegada de um quadro sobre educação financeira e investimentos à Rede Globo, através de uma das celebridades brasileiras mais requisitadas do momento, o economista e ex-Big Brother Gilberto Nogueira, é a prova de algo que já era perceptível: os conteúdos que se empenham em descomplicar o mundo financeiro estão em alta em todo o mundo.
Um dos principais motivos para a consolidação dessa tendência foi a emergência de diversos influenciadores digitais que criam conteúdo com foco financeiro. Normalmente jovens, utilizam as redes sociais para tratar de investimentos e economia de uma maneira que todos possam entender, trazendo à tona questões cotidianas.
Entre essas figuras, estão Nathalia Arcuri, criadora do canal Me Poupe, que busca ensinar pequenas economias possíveis com o objetivo de alcançar grandes metas, e Nath Finanças, cujo canal homônimo no YouTube foca na desmistificação de que os investimentos são apenas para os ricos, trazendo o mundo financeiro para a realidade das pessoas de baixa renda.
Ambas já ampliaram seu alcance para as televisões brasileiras. Nathalia Arcuri ganhou um programa na Rede TV chamado Me Poupe! Show. No entanto, ela se desligou do canal após polêmicas envolvendo outro funcionário da empresa. Já Nath Finanças participou de bate-papos sobre economia em canais digitais da Rede Globo.
Os sites sobre o tema também tem promovido uma maior democratização do mundo financeiro.
O responsável pelo portal alemão FitForMoney, Bernhard Kuntner, explicou as estratégias para alcançar mais pessoas: “O portal tenta abranger o maior número de aspectos possíveis relacionados às finanças, desde a escolha de uma conta bancária, até a explicação de termos complexos sobre as bolsas de valores. Dessa forma, conseguimos acostumar nosso público com os conceitos e introduzir assuntos mais complexos, como os investimentos”.
Entre os motivos para o sucesso das temáticas financeiras em ambientes em que normalmente não tratavam do assunto está, evidentemente, a crise financeira. Com a necessidade de poupar, mais pessoas estão buscando formas de economizar e também de fazer com que essas economias rendam.
Algumas novidades do mundo financeiro, como as criptomoedas, também ajudaram a aumentar o interesse por todos os temas que envolvem economia e investimentos.
Além disso, a grande concorrência entre as fintechs, principalmente do nicho dos bancos digitais, ajudou a expandir as discussões sobre os investimentos, já que boa parte dessas empresas oferece plataformas de uso simples e de fácil acesso. Para ampliar o alcance dos serviços, as companhias investiram alto em propagandas sobre as funções, o que naturalmente aumentou a curiosidade da população sobre o tema, o que abre espaço para que os criadores de conteúdo funcionem como professores da área.