Alívio após eleições na França, Planalto endurece negociações sobre reforma e outros destaques

24 de abril de 2017 Por Redação

 

Alívio com eleição na França: centrista larga na frente e venceria Le Pen no 2° turno 

A candidata de extrema direita, Marine Le Pen, da Frente Nacional, e o centrista Emmanuel Macron, do Em movimento!, vão para o segundo turno das eleições na França. O primeiro turno foi realizado neste domingo.

A candidata Marine Le Pen já afirmou que, se eleita, vai convocar um plebiscito para que a população decida se quer ou não continua na União Europeia e na Eurozona.

De acordo com pesquisas realizadas neste domingo, Macron venceria com folga Le Pen no segundo turno.

Com as chances reduzidas da ultradireita de chegar ao poder, o euro registra alta em relação a outras moedas.

 

Bolsas pelo mundo

A vitória de Macron no primeiro turno leva as Bolsas da Europa a ter forte alta. Os futuros americanos sobem mais de 1%. A exceção foi a China, cujos índices acionários tiveram a pior sessão do ano.

Japão (Nikkei 225): 1,37%

China (Xangai Comp.): -1,37%

Londres (FTSE 100): +1,8%

Alemanha (DAX) : +3%

França (CAC40): 4,5%

Petróleo WTI (EUA): +0,91%

Petróleo Brent: +0,90%

 

Mercado eleva estimativa para crescimento este ano

De acordo com as instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central no relatório Focus, a estimativa para o Produto Interno Bruto este ano foi ligeiramente maior do que na pesquisa anterior.

A previsão de crescimento passou de 0,40% para 0,43% este ano. Leia mais detalhes do relatório Focus aqui.

 

Reforma da previdência: Planalto endurece negociações

O presidente Michel Temer convocou os líderes da base aliada e ministros para uma reunião no fim da tarde de domingo.

De acordo com o jornal O Globo e o Estado de S. Paulo, o governo endureceu as negociações com os deputados e prometeu não fazer novas concessões na reforma da Previdência.

Com esse posicionamento, o governo rejeita a pressão de algumas categorias do serviço público que querem continuar se aposentando mais cedo.

 

Alpargatas quer migrar para o Novo Mercado

O Conselho de Administração da Alpargatas (ALPA4) autorizou a convocação de Assembleia Geral Extraordinária e Assembleia Geral Especial de acionistas detentores de ações preferenciais para deliberar sobre a migração da empresa para o segmento especial de listagem do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

Em Fato Relevante enviado ao mercado, a Alpargatas afirma que a medida será benéfica para a companhia e para os seus acionistas, proporcionando melhores práticas de governança corporativa; direito de voto a todos os acionistas e, aos acionistas não-controladores, o direito de venda conjunta de suas ações pelo mesmo preço pago aos acionistas controladores em caso de alienação de controle a terceiros (tag along integral). Além disso, permitirá ainda um acesso mais amplo da empresa ao mercado de capitais, e potencial de maior liquidez de suas ações.

 

M. Dias

A M. Dias Branco (MDIA3) informou que o consórcio constituído pela companhia em parceria com a empresa Bunge especificamente para participar da licitação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foi classificado em primeiro lugar na fase de abertura de propostas e classificação dos concorrentes.

A licitação tem por objeto o arrendamento de área e infraestrutura pública para a movimentação e armazenagem de graneis sólidos de origem vegetal, especialmente trigo, localizada dentro do porto organizado do Rio de Janeiro.

 

Prumo

A Prumo Logística (PRML3) assinou acordo preliminar com a Port of Antwerp International (PAI).

Em Fato Relevante, a empresa afirmou que o acordo estabelece a intenção das partes em analisar uma potencial parceria na prestação, pela PAI à Porto do Açu Operações, de serviços de consultoria, serviços de operação e/ou um potencial investimento.

“Os estudos conjuntos serão focados no desenvolvimento e exploração do complexo industrial do Porto do Açu e deverão ser conduzidos de modo exclusivo até 30 de junho de 2017”, afirmou a Prumo.

 

Na agenda da semana

Terça, 25

– às 10h30 nota do setor externo de março (transações correntes)

Quarta, 26

– Santander divulga antes da abertura do mercado os resultados do primeiro trimestre 2017

Quinta, 27

– Vale divulga os resultados do primeiro trimestre 2017

– Bradesco divulga os resultados do primeiro trimestre 2017

– às 12h resultado primário do governo central

Sexta, 28

– às 9h30 PIB trimestral dos EUA

 

Análise Gráfica

O investidor e trader Leonel Lacerda estuda em vídeo o índice Bovespa e mostra seus suportes e resistências. No mesmo vídeo confira o estudo para Petr4, Vale5, Itub4, Bbas3, Bbdc4, Pcar4, Rail3, Brfs3, Goau4 e Ggbr4. O vídeo foi gravado neste fim de semana e feito com base no fechamento da quinta-feira, dia 20 (último pregão da semana que passou).

Para assistir, clique aqui.