Publicado às 18h16
A Vale (VALE3), a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a União Federal, por meio do Ministério dos Transportes, estabeleceram nesta segunda-feira, 30, as bases gerais para a repactuação dos Contratos de Concessão da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Os referidos contratos contam com termos aditivos estabelecidos em 16 de dezembro de 2020, os quais fixaram a prorrogação antecipada das concessões citadas até 2057.
A mineradora afirmou que a repactuação será feita em conformidade com os termos dos Contratos de Concessão, que seguem vigentes, visando promover sua modernização e atualização.
Sob as bases gerais da repactuação, a Vale se compromete com um aporte global máximo de aproximadamente R$ 11 bilhões, a título da revisão de levantamento da base de ativos da EFC e EFVM, da otimização de obrigações contratuais e do replanejamento de investimentos. Os termos da transação resultam no aumento de R$ 1,7 bilhão em provisão referente a concessões ferroviárias. O aporte global compreende todos os investimentos e obrigações previstas para a companhia nos Contratos de Concessão e garante a aplicação de soluções consensuais definitivas quanto à otimização de obrigações contratuais, incluindo obras e investimentos.
“As bases gerais da repactuação dos Contratos de Concessão estabelecidas hoje cumprirão formalizações usuais e serão submetidas à avaliação e à anuência das autoridades competentes, e a sua conformação se dará por meio de uma solução consensual a ser debatida com os órgãos envolvidos junto ao Tribunal de Contas da União”, explicou a mineradora em um comunicado, ressaltando que a repactuação, uma vez finalizada, trará definitividade ao tema de obrigações e investimentos da Vale em suas duas concessões ferroviárias.
Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (fatos relevantes, comunicados) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/DqNfHb5FttDAiaKeAxgMYR ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T
Publicado às 12h A B3 divulgou nesta quinta-feira, 2, a terceira e última…
Dezembro de 2024 foi um mês marcante para o mercado de tokens não fungíveis…
Publicado às 14h07 Ibovespa Às 14h07 o Ibovespa tinha alta de 0,33% aos…
Publicado às 12h A Orizon Valorização de Resíduos (ORVR3) informou nesta quinta-feira, 2,…
Publicado às 12h A Brisanet (BRIT3) também anunciou o pagamento de juros sobre…
Publicado às 11h54 Ibovespa O Ibovespa operava o primeiro pregão de 2025 em queda.…