Sede da Vale no Rio de Janeiro
Publicado às 9h48
A Vale (VALE3) informou nesta terça-feira, 3, que concluiu a construção e o comissionamento do Projeto de Expansão da Mina Voisey’s Bay (VBME). A expansão representa a transição de Voisey’s Bay de uma mina a céu aberto para lavra subterrânea.
O projeto envolveu o desenvolvimento de duas minas subterrâneas – Reid Brook e Eastern Deeps – que fornecerão minério para processamento na refinaria de Long Harbour, uma das plantas de processamento de níquel com menor emissão do mundo, explicou a Vale.
A capacidade de produção do projeto é de cerca de 45 ktpa de níquel, com mais 20 ktpa de cobre e 2,6 ktpa de cobalto como subprodutos, e a plena capacidade de produção é esperada para o segundo semestre de 2026.
“A conclusão do projeto também representa um marco crucial para aumentar a competitividade de nossas operações no Canadá e contribuirá para a redução dos custos unitários no segmento de negócios de níquel”, afirmou a mineradora brasileira.
Voisey’s Bay entrou em produção em 2005 e, com a conclusão do projeto de expansão, continuará a ser um importante motor de crescimento econômico regional.
A Vale ressaltou ainda que os produtos de níquel, cobre e cobalto produzidos de forma sustentável e responsável ajudarão a atender à demanda futura dos clientes, à medida que a indústria busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a pegada de carbono.
Também nesta terça-feira, a Vale atualizou suas projeções para os próximos anos. Confira aqui os detalhes.
Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (fatos relevantes, comunicados) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/DqNfHb5FttDAiaKeAxgMYR ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T