Taesa (TAEE11): Novatrans passa a receber RAP adicional 

5 de dezembro de 2024 Por Redação

 

Publicado às 22h

 

A Taesa (TAEE11) divulgou nesta quinta-feira, 5, que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu o Termo de Liberação referente à parte das instalações de Colinas, no âmbito do reforço autorizado no empreendimento Novatrans Transmissora de Energia. Com esta liberação, a Novatrans passa a receber uma Receita Anual Permitida (RAP) adicional de aproximadamente R$ 9,9 milhões (referente ao ciclo 2024-2025), correspondente a 35% da RAP total do Reforço quando estiver totalmente operacional, retroativo a 17 de novembro de 2024. 

A Receita Anual Permitida é a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários. 

A Taesa destacou que essa RAP estará sujeita a reajuste após a primeira Revisão Tarifária Periódica, realizada no quinto ano de operação. O Reforço foi entregue parcialmente, com cerca de 6 meses de antecipação ao prazo limite exigido pela ANEEL de maio de 2025. 

A concessão de Novatrans entrou em operação em junho de 2003, e atualmente integra o sistema de transmissão de energia elétrica que interliga as regiões Norte e Sudeste, com aproximadamente 1.278 km de linhas de transmissão de 500kV e 6 subestações, passando pelos estados do Maranhão, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É a concessão com a maior extensão de linhas de transmissão da Taesa, possuindo conexões com as concessões TSN, ATE II e ATE III, também da Taesa.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (fatos relevantes, comunicados) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/DqNfHb5FttDAiaKeAxgMYR ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T