Publicado às 9h07
O Carrefour Brasil (CRFB3) informou nesta terça-feira, 3, que foram assinados acordos para venda de 8 lojas de supermercados da bandeira Nacional localizadas na cidade de Curitiba, estado do Paraná.
As transações fazem parte da estratégia do Grupo para simplificar e agilizar suas operações do segmento Varejo, focando no negócio principal de lojas de grandes formatos.
O Grupo Carrefour Brasil planeja desinvestir todas as lojas de supermercados das bandeiras Nacional e Bom Preço (64 lojas no total).
As 47 lojas da bandeira Nacional, localizadas na região Sul do Brasil, e as 17 lojas da bandeira BomPreço, localizadas na região Nordeste do Brasil, entregaram R$ 1,5 bilhão de vendas brutas nos últimos 12 meses encerrados em setembro-24 (1,3% das vendas brutas totais do Grupo e 6% das vendas brutas do segmento Varejo) com contribuição negativa de –R$ 42 milhões no Ebitda (pós-IFRS). Dessas 64 lojas, 11 são de propriedade da companhia e 53 são alugadas. As despesas com aluguel dessas lojas somaram R$ 65 milhões nos últimos 12 meses encerrados em setembro/24.
A companhia espera levantar cerca de R$ 400 milhões com a venda dessas lojas. Até o momento, o Grupo Carrefour Brasil já assinou compromissos firmes para venda de 7 lojas Bom Preço e 8 lojas Nacional por um valor que representa uma porção material do total esperado.
A provisão para despesas de caixa e não caixa relacionadas a esta transação serão contabilizadas nos resultados do quarto trimestre de 2024.
As despesas caixa de desmobilização, que incluem markdowns, custos de indenização e taxas de rescisão, devem ser mais do que compensadas pela entrada de caixa da venda dos 64 ativos ao longo de 2025, explicou a companhia. As despesas não caixa incluem despesas com impairment de ativos e marcas.
As transações estão sujeitas a aprovações regulatórias, entre outras condições precedentes. Após a conclusão deste plano de desinvestimento, que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025, o Carrefour Brasil deverá manter 21 lojas de supermercado rentáveis localizadas em regiões estratégicas e operadas sob a bandeira Carrefour Bairro.
“O Grupo Carrefour Brasil continua executando sua estratégia com foco na maximização do retorno dos nossos ativos e também reafirma seu compromisso com a transparência e em manter o mercado informado sobre quaisquer mudanças materiais”, afirmou a companhia em comunicado ao mercado.
Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (fatos relevantes, comunicados) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/DqNfHb5FttDAiaKeAxgMYR ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T
Publicado às 21h33 Notícias corporativas Tupy (TUPY3): BNDES aprova financiamento para motores a etanol…
Publicado às 21h30 A Tupy (TUPY3) informou nesta terça-feira, 3, a aprovação de financiamento…
Publicado às 21h22 Nesta terça-feira, 3, a Allied (ALLD3) informou que atualizou o…
Publicado às 21h21 A LWSA (LWSA3) divulgou os destaques da Black Friday 2024. A…
Publicado às 21h18 A Intercement Brasil, em conjunto com suas controladoras indiretas, InterCement…
Publicado às 21h10 O conselho de administração da Mills (MILS3) aprovou a criação…