Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32 

18 de novembro de 2024 Por Redação

 

Publicado às 9h13

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta segunda-feira, 18, que assinou com a Yara e a Araucária Nitrogenados (Ansa), subsidiária integral da companhia, dois acordos, em mais uma etapa para construção de uma potencial parceria nos segmentos de fertilizantes e produtos industriais. 

O primeiro acordo prevê a comercialização, pela Yara, de Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32) produzido na Ansa, o qual será elaborado utilizando como matéria-prima ureia fornecida pela Yara. 

A Petrobras destacou que esse acordo permitirá a retomada da produção nacional do produto, que atualmente é importado. 

O processo de industrialização será realizado em paralelo às atividades de retomada integral da operação da fábrica de Araucária. 

O segundo é um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de estudos conjuntos nas áreas de fertilizantes e produtos industriais correlatos, bem como contempla esforços de transição energética vinculados a projetos de descarbonização e produção de fertilizantes renováveis e de baixa intensidade de carbono. 

Essa cooperação científica, tecnológica e operacional tem por objetivo atingir uma maior eficiência produtiva e aumento da oferta desses produtos no mercado. 

Sobre a retomada da Ansa, a Petrobras investirá R$ 870 milhões para o retorno das atividades operacionais. 

A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020 e teve o retorno das suas atividades operacionais aprovado em junho de 2024. 

A previsão é de que a fábrica volte a operar em maio de 2025. 

Fundada na Noruega, em 1905, a Yara possui 18 mil empregados e operações em mais de 60 países. 

No Brasil, a Yara está posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores no país, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas. 

Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (fatos relevantes, comunicados) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Jr866y3iGDhC53uuEd8GuR ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T