Não deixe de ler

Engie (EGIE3) é vencedora de principal lote de leilão de transmissão

 

Publicado às 23h59

 

A Engie Brasil Energia (EGIE3) arrematou o Lote 1 do leilão de transmissão, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira, 27 de setembro, na sede da B3, em São Paulo. O Lote foi arrematado com uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 252,2 milhões.  O investimento previsto pela ANEEL é de R$ 2,9 bilhões.

A Receita Anual Permitida é a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários. 

O contrato abrange a construção de aproximadamente 780 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica e 2 subestações novas, 525 kV Curitiba Oeste e Abdon Batista 2, reforçando o sistema elétrico do Paraná e Santa Catarina, assim como o atendimento à região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais; além da continuidade na prestação de serviços de 162,6 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações já existentes, 230/138 kV Mascarenhas e 230 kV Aimorés, que atendem os estados do Espírito Santo e a área leste de Minas Gerais. 

O Lote está localizado em 5 estados (Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo) e passa por aproximadamente 60 municípios.

“Fortalecer nossa posição no setor de transmissão é um dos focos da Engie Brasil Energia. A participação nos certames nos últimos anos e a implantação dos Sistemas de Transmissão Gralha Azul, no Paraná; Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gavião Real, no Pará, bem como Asa Branca, em implantação nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, vem nos trazendo um fundamental aprimoramento técnico e experiência neste setor, tão importante para aumentar a segurança energética no país”, comenta Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia.

O prazo da concessão do serviço público de transmissão, incluindo o licenciamento, a construção, a operação e a manutenção das instalações de transmissão, será de trinta anos, contado da data de assinatura do Contrato de Concessão, previsto para acontecer em dezembro.

No segmento de Transmissão, a Engie já opera mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e 6 subestações próprias, com os Sistemas de Transmissão Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gralha Azul, no Paraná; e Gavião Real, no Pará. Em fase de implantação, a companhia detém o projeto Asa Branca Transmissora de Energia, com mais de 1.000 quilômetros de extensão de linhas de transmissão entre a Bahia e o Espírito Santo, passando por Minas Gerais.

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

BlackRock eleva participação na Rumo (RAIL3)

  Publicado às 0h04   A gestora americana BlackRock, uma das maiores do mundo, elevou…

28 de setembro de 2024

Confira as 13 companhias que anunciaram juros sobre o capital nesta semana

  Publicado às 0h03   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

28 de setembro de 2024

Tendências Financeiras no Brasil: Chaves para Navegar no Mercado Global

      O Brasil, a maior economia da América Latina, está imerso em uma…

27 de setembro de 2024

Assista ao comentário de fechamento do mercado 27/09

  Publicado às 18h   O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa, Petr4,…

27 de setembro de 2024

Ibovespa fecha em -0,21%; na semana subiu 1,27%. Vejas as maiores altas e quedas do índice:

Publicado às 17h40 Atualizado às 18h05     Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui…

27 de setembro de 2024