Circulate Capital investe na Cirklo, da eB Capital, para criação da maior plataforma independente de reciclagem do País

24 de setembro de 2024 Por Redação

Luciana Antonini Ribeiro, cofundadora da eB Capital

 

A eB Capital, gestora de investimentos alternativos, anunciou nesta segunda-feira, 23, um investimento da Circulate Capital, uma empresa líder em gestão de investimentos em economia circular, na Cirklo para promover o setor de reciclagem de plásticos do Brasil.

Este passo representa um avanço significativo na tese criada pela eB, em 2022, quando a empresa anunciou a aquisição de duas importantes empresas de reciclagem de plástico, a Green PCR e a Global PET, consolidando este mercado e criando a maior plataforma de economia circular do país fornecedora de resina PET. Com esta parceria com a Circulate Capital, as operações destas duas empresas foram integradas sob o nome Cirklo, tornando-se a maior recicladora independente do país, com capacidade total para reciclar mais de 4 bilhões de garrafas PET anualmente.

A parceria permitirá que a Cirklo (cuja razão social é Economia Circular Participações S.A) mobilize recursos para expandir suas operações nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, onde já opera duas plantas nos estados de São Paulo e Paraíba, ao mesmo tempo em que abre caminho para fomentar a sustentabilidade e incentivar a circularidade na cadeia produtiva brasileira. Uma vantagem fundamental do material reciclado pela Cirklo é que ele pode ser usado na produção de embalagens PET, inclusive para produtos alimentícios.

Esta parceria é o segundo investimento da Circulate Capital na América Latina, após seu investimento de julho de 2024 na Polyrec S.A.S., uma empresa colombiana líder em reciclagem. Com US$ 257 milhões de ativos sob gestão e parcerias com marcas e instituições globais, a Circulate Capital é uma empresa especializada em promover a economia circular do plástico em mercados de alto crescimento. Ela desenvolveu o maior portfólio de empresas de reciclagem da Ásia e investiu em 17 líderes do setor até o momento.

Parte do financiamento para a expansão da Cirklo virá da iniciativa de US$ 70 milhões da Circulate Capital para a América Latina e Caribe, que foi lançada em 2023 com o apoio do IDB LAB e grandes corporações, incluindo Chevron Phillips Chemical, Danone, Dow, Mondelēz International e Unilever, para prevenir a poluição plástica na região.

“Estamos entusiasmados com esta importante parceria com a Circulate Capital, um player significativo na economia circular que aumentará muito nossa conexão com o mercado global, além de trazer ampla experiência e benchmarks de reciclagem de suas empresas de portfólio. Nosso foco é aproveitar as oportunidades de crescimento no mercado de plásticos reciclados no Brasil e abrir caminho para o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor”, explica Luciana Antonini Ribeiro, cofundadora da eB Capital e líder da força-tarefa sobre questões financeiras e infraestrutura e projetos relacionados ao clima para o B20 (o braço empresarial brasileiro do G20).

“Estamos orgulhosos da nossa entrada oficial no Brasil – um mercado tão empolgante e importante para a região – com este investimento na Cirklo, uma empresa sólida com potencial de crescimento excepcional. Este investimento representa nosso compromisso profundo com a América Latina, visando promover avanços ambientais e socioeconômicos significativos por meio da economia circular”, afirmou Rob Kaplan, fundador e CEO da Circulate Capital. “Além do capital, ajudamos as empresas do nosso portfólio a crescer por meio de mentoria, suporte técnico e conexões com nossa rede de parceiros corporativos multinacionais, garantindo seu sucesso a longo prazo”, conclui Kaplan.