Petrobras inicia processo de reativação da fábrica de fertilizantes de Araucária (PR)
Publicado às 10h
A Petrobras (PETR3, PETR4) investirá R$ 870 milhões para o retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), subsidiária integral da companhia.
A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020 e teve sua reabertura aprovada em junho de 2024.
A previsão é de que a produção comece no segundo semestre de 2025.
“Os estudos que antecederam a decisão de retorno das atividades da unidade comprovaram a viabilidade técnica e econômica do investimento”, afirma a petroleira.
Atualmente, a fábrica está em processo de contratação de serviços e aquisição de materiais, com previsão de conteúdo local superior a 85%. Após finalizada essa etapa, será realizada a mobilização dos contratos de serviços e manutenção dos equipamentos para o início das atividades.
Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a Ansa tem capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia, o que corresponde a 8% do mercado; 475 mil toneladas/ano de amônia; além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).
A Petrobras prevê o investimento de R$ 3,2 bilhões, contemplados no horizonte do PE 2024-2028, destinado a paradas de manutenção e projetos de investimento na Repar. Entre os projetos, está prevista a implantação de uma nova unidade de hidrotratamento de médios (HDT), que tem por finalidade o aumento da produção de diesel S10, além de projetos de melhoria de eficiência energética, visando uma menor pegada de carbono nas operações e aumento de carga de destilação, para acréscimo da produção de derivados e atendimento ao mercado.