S&P reafirma ratings da Sabesp após privatização
Publicado às 19h58
A agência de classificação de risco S&P reafirmou os ratings da Sabesp (SBSP3) após a privatização. A perspectiva permanece “estável”.
Em 22 de julho a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo anunciou a conclusão de sua oferta pública de distribuição de ações, que reduziu a participação do Estado de São Paulo (Estado) na empresa, de 50,3% para cerca de 18%, enquanto a Equatorial Energia (EQTL3) fez a única oferta para tornar-se investidor de referência com uma participação de 15%.
Em 26 de julho a S&P Global Ratings reafirmou seus ratings de crédito de emissor e de emissão ‘BB’ na escala global e ‘brAAA’ na Escala Nacional Brasil da Sabesp.
“A perspectiva dos ratings de emissor permanece estável, refletindo nossa expectativa de que a empresa manterá métricas de crédito confortáveis nos próximos 12 meses, com dívida sobre Ebitda entre 2,5x-3,0x e geração interna de caixa (FFO – funds from operations) sobre dívida de 20%-25% e, simultaneamente, preservando liquidez adequada”, afirmou a agência.
A S&P também destacou que a empresa deverá se beneficiar dos ganhos de eficiência e de uma regulação mais transparente, o que deverá ajudar a compensar os investimentos anuais que ultrapassam R$ 10 bilhões nos próximos anos.