Ambipar (AMBP3) lança aplicativo com gamificação para impulsionar hábitos de reciclagem
Publicado às 9h02
A Ambipar (AMBP3) lançou um novo aplicativo com gamificação para impulsionar hábitos de reciclagem.
O aplicativo, que é integrado ao Programa Ambipar de Fidelidade e Recompensas, tem como principal objetivo estimular as pessoas a destinarem corretamente seus resíduos nos pontos de coleta (que recebem materiais recicláveis como vidro, plástico, eletrônicos, metais e medicamentos), em 74 cidades brasileiras, distribuídas por 18 estados, oferecendo, em troca, vantagens para esses usuários.
A companhia destaca em um comunicado que o Brasil enfrenta o desafio de aumentar suas taxas de reciclagem, que hoje são de apenas 4% dos resíduos gerados no país.
“Com a gamificação, o usuário é motivado a participar de desafios com metas estabelecidas para alcançar novos níveis, conquistas, rankings e prêmios”, afirma a companhia.
Os níveis representam o progresso do usuário no game. De semente a árvore, cada nível tem sua vantagem. Por exemplo, usuários nível Árvore, o mais alto do app, têm seus pontos multiplicados por 1,4. Ao completar um desafio, o usuário acumula pontos que viabilizam a ascensão do nível atual para o próximo.
Além da evolução no jogo, a pontuação pode ser trocada por cashback em contas de luz, crédito para celular pré-pago, crédito para transporte público e, até mesmo, cashback em bancos digitais cadastrados.
O novo aplicativo também será oferecido para as marcas parceiras da Ambipar que desejam engajar seus consumidores a reciclarem seus resíduos de pós-consumo.
As empresas podem criar desafios personalizados, relacionadas à reciclagem de embalagens de seus próprios produtos, por exemplo.