Publicado às 9h48
A Padtec (PDTC3) anunciou nesta terça-feira, 11, que uma nova geração de transponders para redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), com altíssima capacidade de transmissão de dados, será a principal atração de seu estande no Encontro Nacional Abrint 2024, que acontece entre os dias 12 e 14 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Essa é a 15.ª edição desse encontro promovido pela Abrint – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, que reúne anualmente ISPs de todo o país interessados em conhecer as tendências e as novidades tecnológicas voltadas para esse segmento do mercado.
O destaque da Padtec no evento é o lançamento do primeiro transponder de sua nova linha LightPad Max, plataforma de produtos para redes DWDM desenvolvida com o objetivo de atender às demandas do mercado por capacidade de transmissão cada vez maior.
A companhia informou que o novo produto – que passou por teste em ambiente real, na rede do provedor Brisanet (BRIT3) – é um transponder dual desagregado (ou standalone) com duas interfaces de linha de até 1,2 Tb/s e capacidade total de 2,4 Tb/s por placa, para uso em médias, longas e ultralongas distâncias. Sua vantagem principal, em relação a gerações anteriores de transponders, está na redução do custo por bit transmitido em sistemas ópticos coerentes, com elevada eficiência energética. “Uma das novidades técnicas da nova linha LightPad Max está na taxa de símbolos transmitidos, que atingirá 140 Gbaud, o dobro do valor disponível nos equipamentos atuais”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec. “Com uma taxa de símbolos mais alta, é possível alcançar maiores capacidades de transmissão nas redes DWDM utilizando uma quantidade menor de canais, o que representa economia de custos por bit e redução significativa no consumo de energia”, explica.
No teste de campo realizado na rede DWDM da Brisanet, o novo transponder da Padtec apresentou excelente desempenho, transmitindo 800 Gb/s por canal óptico entre as cidades de Juazeiro do Norte e Pereiro, ambas no Ceará. O trecho tem aproximadamente 350 quilômetros de distância e passa também pelos municípios de Lavras, Cajazeiras e Pau dos Ferros – até chegar a Pereiro, cidade com pouco mais de 16 mil habitantes que abriga a sede da Brisanet. Essa capacidade de transmissão foi superior à alcançada por produtos de concorrentes, também testados nesse mesmo trecho de rede, destacou a Padtec.
Ainda segundo a companhia, todos os produtos da nova linha serão fabricados no Brasil e poderão ser financiados por meio das linhas de crédito oferecidas pela Padtec – entre elas, o FIDC Funttel Padtec, financiamento por intermédio do BNDES, da Finep, de “vendor financing” com bancos privados e operações de “forfait” para vendas internacionais.
Publicado às 11h37 Ibovespa Às 11h37 o Ibovespa tinha leve alta de 0,21% a…
Publicado às 9h42 A Brava Energia (BRAV3) divulgou nesta terça-feira, 19, os…
Atualizado às 9h26 Ibovespa futuro Às 9h25 o Ibovespa futuro (INDZ24 – contrato…
Publicado às 8h53 A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São…
Publicado às 8h43 A Camil Alimentos (CAML3) informou nesta terça-feira, 19, que concluiu, nesta data,…
Publicado às 7h53 Atualizado às 8h57 Bolsas, petróleo e bitcoin (7h52) Alemanha (DAX):…