Não deixe de ler

Bolsa de energia N5X inicia operação

 Publicado às 21h49

 

A N5X, nova bolsa de energia brasileira, iniciou nesta quinta-feira, 20, as operações no mercado de energia local. 

A N5X foi criada pela Nodal, empresa do Grupo EEX, maior grupo de bolsa de energia do mundo, e também pelo L4 Venture Builder, fundo independente da B3, a bolsa do Brasil, voltado para investimentos em inovação e em setores com alto potencial de crescimento.

A N5X é uma plataforma destinada a empresas participantes do mercado de energia, incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia.

A plataforma já conta com mais de 160 empresas registradas e permite a compra e venda de energia no mercado livre, trazendo mais segurança, transparência e agilidade para as negociações bilaterais de contratos de compra de energia com entrega física.

“O início das operações da N5X é um marco no desenvolvimento do mercado livre de comercialização de energia brasileiro. O desenvolvimento de uma nova plataforma, voltada para atender as demandas atuais dos clientes, é uma grande conquista e irá trazer cada vez mais credibilidade e segurança para impulsionar a transformação e para auxiliar a explorar o gigantesco potencial do nosso mercado de energia”, comenta Ana Carla Abrão, vice-presidente de Novos Negócios da B3.

“O lançamento de nossa plataforma é o primeiro passo em direção ao avanço do desenho de mercado de trading de energia brasileiro proposto pela N5X. Temos uma operação com nível internacional alinhada à expertise de infraestrutura local. A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente. Nossa meta é aumentar o giro atual do mercado de 4,27 vezes em 2022 para 10 vezes nos próximos anos”, diz Dri Barbosa, CEO da N5X.

Atualmente, o mercado de trading de energia brasileiro é majoritariamente físico e representado por negociações e formalizações bilaterais em 71% dos casos. Nesta primeira fase do negócio, a formalização das negociações de compra e venda de energia será realizada por meio da Boleta N5X (simplificada ou personalizada) projetada para acelerar e personalizar operações, em um ambiente seguro, com um contrato padrão preciso que atende às melhores práticas de mercado.

Com infraestrutura na nuvem, a plataforma é eficiente e flexível, com sistemas dedicados a diferentes áreas do negócio para garantir seu funcionamento independente e otimizado. Isso permite que a N5X explore novas interfaces de negociação no futuro, como RFQ (“Request for Quotation”), um processo operado manualmente por grandes geradores e grandes consumidores. A iniciativa, além de automatizar o processo, amplia as regras de compliance.

No longo prazo, o objetivo é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução de países que passaram pelo processo de liberalização.

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Eucatex (EUCA4): JCP aprovado em 25/04/24 terá seu pagamento postergado

Publicado às 20h46   A Eucatex (EUCA4) informou nesta terça-feira, 24, que os juros sobre…

24 de dezembro de 2024

Guepardo atinge 5,03% do total de ações ordinárias da Fleury (FLRY3)

  Publicado às 20h44   Os fundos geridos pela Guepardo Investimentos passaram a deter em…

24 de dezembro de 2024

Moura Dubeux (MDNE3): elevada a quantidade de ações previstas em programa de recompra

  Publicado às 20h41   O conselho de administração da Moura Dubeux (MDNE3) aprovou um…

24 de dezembro de 2024

Eneva (ENEV3) assina contrato de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

    Publicado às 20h39   A Eneva (ENEV3) assinou contrato de financiamento junto ao…

24 de dezembro de 2024

Porto (PSSA3) anuncia o pagamento de R$ 269,6 milhões em JCP

  Publicado às 13h50   O conselho de administração da Porto (PSSA3) aprovou nesta terça-feira,…

24 de dezembro de 2024

7 companhias anunciaram pagamento de juros sobre o capital. Veja:

  Publicado às 10h13 Atualizado com JCP da Porto   7 companhias anunciaram provento Após…

24 de dezembro de 2024